Que segmentos de franquias estão crescendo no Brasil? Conheça as tendências!

Melhores segmentos de franquias para investir
Julia Broens

5 de abril de 2019

Atualizado em: 6 de setembro de 2019

Se você está pensando em ingressar no universo do franchising, certamente quer investir em um negócio de sucesso. Por isso, no momento da pesquisa e levantamento de informações, é importante analisar também os diversos segmentos de franquias disponíveis, que, assim como nos mercados tradicionais, classificam os tipos de negócios de acordo com a finalidade e o produto.

Uma dica importante para quem está buscando investir neste ramo é justamente verificar como o segmento está se comportando no mercado. As chances de uma franquia de alimentos ter sucesso são maiores quando o próprio segmento está aquecido e recebe bem esse tipo de negócio.

Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou o perfil das 50 maiores redes de franquias no Brasil, considerando as unidades em operação, de acordo com as marcas associadas. O levantamento indicou os segmentos que têm crescido no país, mostrando o processo de amadurecimento deste modelo de negócio no Brasil. Conheça alguns deles:

Alimentação

Ao pensar em franchise, é comum que as primeiras lembranças sejam de redes de alimentação. De acordo com a ABF, em 2018, 18 das 50 maiores redes de franquias eram de alimentos.

A variedade nos formatos torna-se um grande atrativo para os empreendedores: restaurantes ou quiosques, fast food ou comida saudável, culinária típica ou internacional – as possibilidades são diversas.

Serviços educacionais

Um segmento que tem se tornado cada vez mais expressivo é o de serviços educacionais. Representadas especialmente pelas escolas de idiomas, as franqueadas de serviços educacionais também incluem o ensino profissionalizante e o acompanhamento de educação básica, e até mesmo o ensino musical.

Saúde, beleza e bem-estar

Os cuidados pessoais com saúde, beleza e bem-estar têm se tornado tendência entre os brasileiros, o que refletiu em um aumento expressivo no segmento nos últimos anos.

Moda

Entre as 50 maiores redes de franquias, 12% são do segmento de moda. Mesmo que concorrido, o setor de moda vive um momento de crescimento, com perspectivas positivas para quem tem interesse em empreendimentos promissores.

Hotelaria e serviços

Com a retomada do setor de turismo, o segmento de hotelaria e serviços teve um crescimento significativo entre 2017 e 2018. Além de agências de viagem, fazem partes as franquias de intercâmbio cultural e cursos no exterior.

Mas afinal, qual é o segmento ideal para investir?

Além do crescimento e expansão do segmento, escolher a franquia ideal é um processo que exige bastante estudo. Com o intuito de auxiliar você nessa importante decisão, criamos, em parceria com o Portal Sua Franquia, um ebook com todas as orientações e dicas necessárias para se abrir uma franquia. Mergulhe de cabeça neste conteúdo e aproveite a leitura!

Se você precisar de um empréstimo para tirar o seu sonho do papel, você pode contar com o crédito com garantia de imóvel. Aqui na Bcredi, você conta com uma carência especial de 180 dias para quem quer abrir uma franquia.

Ficou interessado? Faça já a sua simulação e dê o primeiro passo para ser o seu próprio chefe.

#DescomplicaAí

Julia Broens

Seguidora fiel do mundo financeiro, de inovação e tecnologia, escrever sempre foi uma das minhas grandes paixões. Sou formada em Comunicação Organizacional e acredito que a boa comunicação é fundamental para descomplicarmos o universo financeiro

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *