Recuperação para PMes: como organizar o fluxo de caixa em 2021

gráfico de análise para recuperação judicial

Todo empreendedor sabe o quanto o ano de 2020 tem sido difícil para os negócios, especialmente em relação à queda da procura por determinados produtos e serviços. Isso trouxe sérios problemas para o fluxo de caixa de muitas empresas de pequeno e médio porte, que não têm condições financeiras para se manterem durante uma crise como essa.

Aí que muitas entram em recuperação judicial. Mas o que é recuperação judicial? A resposta para essa pergunta você confere logo a seguir. Também vamos falar sobre a Lei de Recuperação Judicial que foi aprovada recentemente no Senado Federal e te ensinar a organizar o seu fluxo de caixa para começar 2021 com o pé direito. Boa leitura!

O quê é recuperação judicial?

Empresas que podem fechar as portas definitivamente podem pedir recuperação na justiça. Esse processo consiste em negociar um prazo para se manter em funcionamento ao mesmo tempo em que tenta pagar suas dívidas com os credores, sempre com a justiça como mediadora.

A maior vantagem dela é que todas as pendências permanecem congelados por 180 dias, enquanto sua operação continua em andamento. Com um plano de reestruturação aprovado pelos credores, a recuperação judicial pode ter início.

Lei de recuperação judicial

Criada em 2020 para auxiliar empresas em momentos de crise, como o que estamos vivendo agora, a lei de recuperação judicial surge para ampliar o financiamento de empresas que estão com dificuldades financeiras, facilitar o parcelamento e o desconto das dívidas tributárias, só para citar algumas mudanças.

O Governo Federal acredita que a nova lei de finanças possa ajudar na recuperação econômica e dê mais fôlego para que micro e pequenos empreendedores tenham a oportunidade de reerguer seus negócios e dar a volta por cima.

Como reorganizar o fluxo de caixa

Administrar todo o dinheiro que entra na sua empresa é uma das primeiras coisas que todo empreendedor deve saber fazer. Sem este hábito, as chances dele ter dificuldades financeiras e até decretar falências são grandes no futuro. Por isso que você precisa se organizar e ter em mente os pontos abaixo já pensando no ano de 2021:

Saiba tudo sobre fluxo de caixa neste artigo.

Defina metas alcançáveis

De nada adianta fazer planos que vão levar anos para serem concretizados. O melhor é pensar em objetivos que você consegue cumprir nos próximos meses que vão impactar no crescimento da sua operação.

Investir na capacitação dos seus colaboradores, trazer novos benefícios, vender x produtos em um prazo definido, enfim, ações que você consiga mensurar os resultados dentro de 6 meses ou até 1 ano de trabalho.

Isso já possibilita que você saiba a quantidade de recursos financeiros que precisa disponibilizar para cada um dessas etapas do seu crescimento empresarial.

Contabilize seus gastos

Todos os gastos com despesas recorrentes devem ser registrados em uma planilha de controle financeiro. Ao preencher esse documento mensalmente, você consegue acompanhar a evolução de cada centavo que entra e saí da empresa. Essa prática permite a tomada de medidas para manter o seu fluxo de caixa sempre equilibrado.

Controle a inadimplência dos seus clientes

É normal que muitos clientes tenham o hábito de atrasar os pagamentos pelos serviços prestados por você. No entanto, se isso acontecer com frequência, logo você pode ter problemas que vão refletir no seu fluxo de caixa. Portanto, negocie prazos e estabeleça sanções caso eles sejam descumpridos, como taxas extras e multas, por exemplo.

Agora que você já sabe mais sobre recuperação judicial e aprendeu algumas dicas de como organizar o seu fluxo de caixa, aproveite para conferir este artigo sobre como usar um empréstimo para organizar as contas da sua empresa. Esperamos que ele seja de bom proveito para você!

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações