Descomplique o controle de estoque da sua empresa com a nossa planilha simplificada

estoque-planilha-caixas
Julia Broens

21 de março de 2019

Atualizado em: 6 de setembro de 2019

O controle de estoque é uma das etapas mais importantes na gestão do seu negócio. Para acompanhar a entrada e saída de produtos, uma planilha é uma ferramenta bem útil. Confira o modelo que preparamos para ajudar no seu gerenciamento do estoque.

A boa gestão de uma empresa acompanha de perto todos os processos que acontecem no negócio. Tão importante quanto saber os resultados de vendas, por exemplo, é saber como está a movimentação dos produtos no estoque.

Com esse acompanhamento, é possível ter as informações sobre as demandas de produtos ou matéria-prima ou eventuais falhas e “desvios” nos produtos, assim como o lucro líquido para o fluxo de caixa.

O que é controle de estoque?

Muito se fala em controle de estoque, mas ainda existem empresários que não entendem o que é. Nada mais é do que o processo de acompanhar o fluxo de materiais (seja produto ou matéria-prima) dentro da empresa.

Com isso, outros processos da empresa também são beneficiados. O controle mostra o volume do produto que está disponível e sinaliza quando é necessário repor o estoque, por exemplo.

Importância de acompanhar a entrada e saída de produtos

Entender como os seus produtos se movimentam na empresa traz muitas vantagens para o seu negócio. Entre elas, podemos destacar:

  • Seus recursos são otimizados: se existe uma quantidade excedente de algum produto, o controle de estoque indica e, assim, não é preciso comprar ainda mais. Quando o estoque está acima do necessário, os produtos ficam “parados” e a sua empresa não consegue manter a vantagem competitiva.
  • Evita problemas nos processos seguintes: como dar sequência na produção ou na venda se existir uma falha no estoque? Por isso, acompanhar o volume de produtos ou matéria-prima é fundamental para manter o seu negócio funcionando em conformidade.
  • A gestão financeira se torna mais completa: para ter estoque, você precisou investir, não é mesmo? Por isso, é fundamental entender que tudo aquilo que está em estoque é dinheiro da empresa sendo aplicado.

Como fazer a gestão de estoque?

O primeiro passo para fazer o controle de estoque é ter disciplina. Registrar todas as movimentações de entradas e saídas de produtos é fundamental para saber a situação real do estoque.

Por isso, o cadastro de produtos com todas as informações pertinentes e o levantamento sobre todos os itens armazenados vão ajudar na hora de administrar este fluxo.

Entender os processos do negócio também ajuda a entender quais são as etapas onde existem demandas do estoque, assim, o planejamento da empresa já prevê o volume necessário e torna o trabalho mais ágil. Isso significa que o controle de estoque ajuda na gestão da empresa e vice-versa.

A nossa planilha vai ajudar você nesse controle

Existem softwares e sistemas mais complexos que podem ajudar você na gestão do estoque, mas uma simples planilha pode ser uma ferramenta muito útil para o acompanhamento.

Para facilitar esta tarefa para você, construímos um modelo de planilha que faz o controle de entradas e saídas de produtos e matéria-prima. Com ele, você vai acompanhar:

  • Todas as informações sobre o seu produto, de fornecedor até data de validade;
  • Quais foram as entradas e saídas dos produtos, entendendo qual foi a movimentação;
  • O status de cada produto, sabendo quando o volume está satisfatório, perto do estoque mínimo ou quando for preciso comprar

Faça já o download da planilha de controle de estoque.

Quer descomplicar a gestão do seu negócio? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das as dicas e soluções que vão ajudar você a turbinar os resultados da sua empresa.

#DescomplicaAí

Julia Broens

Seguidora fiel do mundo financeiro, de inovação e tecnologia, escrever sempre foi uma das minhas grandes paixões. Sou formada em Comunicação Organizacional e acredito que a boa comunicação é fundamental para descomplicarmos o universo financeiro

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *