Planejamento anual para a sua empresa não pode ser só promessa de ano novo!

Planejamento-anual-para-sua-empresa
Julia Broens

4 de janeiro de 2019

Atualizado em: 6 de setembro de 2019

Se a promessa de ano novo da sua empresa é cumprir o planejamento anual, fique atento! Esse compromisso é muito importante para o seu negócio e não pode cair no esquecimento ao longo do ano. Saiba como seguir o seu planejamento anual, planejando e controlando os gastos.

Fazer o planejamento anual é uma tarefa muito importante para uma empresa. Mais importante do que ter o planejamento é justamente segui-lo ao longo do ano. Traçar objetivos, saber como controlar os gastos e como planejar os gastos são pontos importantes para que a sua empresa tenha sucesso ao longo do ano. O esforço é grande e essencial para o seu negócio continuar funcionando.

De acordo com um levantamento do Sebrae, uma das principais causas de mortalidade das empresas é justamente um planejamento não eficiente. A falta de planejamento, um plano completamente distante da realidade da empresa ou até mesmo a falta de acompanhamento são exemplos dessas falhas.

Existem boas práticas que podem te ajudar a seguir e cumprir o planejamento do seu negócio. Confira quais são elas e como ajudar o seu negócio ao longo do ano.

Entenda a sua empresa

Conhecer a fundo a situação da empresa é sempre um passo muito importante, para isso, analisar os números se torna uma ótima opção. Com ferramentas como o fluxo de caixa, por exemplo, você entende a situação financeira da empresa com precisão.Fazemos a planilha de fluxo de caixa para você! Baixe agora

Além disso, o fluxo de caixa permite a previsibilidade financeira. Com ele, você acompanha onde e como o dinheiro está sendo usado na empresa, mantendo a saúde financeira do negócio.

Seja flexível

Imprevistos podem acontecer ao longo do ano. Por isso, se algo sair do planejado, é importante ter a clareza dos objetivos da empresa e ser flexível. Diante de cenários diferentes dos previstos, ser adaptável se torna um diferencial competitivo.

Tenha planos de contingência

Como a empresa pode enfrentar problemas ao longo do ano, saber como agir em uma situação de emergência é fundamental. O objetivo do plano de contingencia é justamente manter a normalidade da empresa mesmo em situações críticas. Isso permite que os prejuízos e consequências negativas sejam minimizados.

Acompanhe os resultados

Verificar se as ações foram efetivas só no final do ano não é suficiente. Esse acompanhamento precisa ser feito ao longo do ano. Assim, caso seja necessário, é possível ir adequando as atividades da empresa para cumprir com o planejamento anual.

Um bom planejamento é o melhor amigo de uma boa gestão e precisa acompanhar a empresa durante todo o ano. Você tem alguma dica para cumprir o planejamento anual da sua empresa? Deixe o seu comentário aqui!

Julia Broens

Seguidora fiel do mundo financeiro, de inovação e tecnologia, escrever sempre foi uma das minhas grandes paixões. Sou formada em Comunicação Organizacional e acredito que a boa comunicação é fundamental para descomplicarmos o universo financeiro

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *