Modelo de Planilha de Orçamento Familiar com Dívidas e Investimentos

família analisando as finanças

O nosso modelo de planilha de orçamento doméstico e despesas é o que você precisa para ter maior controle sobre suas contas, dívidas e investimentos. Baixe e comece a otimizar a rotina financeira da sua casa hoje!

Administrar as próprias finanças já é uma tarefa que exige muito controle e disciplina. Quando tratamos das finanças da família, a complexidade aumenta. Mas a boa notícia é que, além de boas práticas que podem ser seguidas no dia a dia, existem maneiras fáceis de controlar as contas, as dívidas e os investimentos de todos em casa. 

Desenvolvemos um modelo simples de planilha de orçamento doméstico que, além de receitas e despesas, possui campos específicos para que você acompanhe o pagamento das suas dívidas e a evolução dos seus investimentos.

Clique aqui e baixe a planilha agora mesmo!

Como a Planilha de Orçamento Familiar vai me ajudar na prática?

Após baixar a planilha, é importante que você estude cada um dos campos definidos nela. Mas vale lembrar de que eles não precisam ser necessariamente esses, pois ela é editável e se adapta à sua realidade. A planilha vai permitir que você:

  • Tenha uma visão ampla de quanto e como o dinheiro está sendo gasto;
  • Concentre as entradas e saídas no mesmo lugar, evitando precisar de uma planilha de controle de dívidas, de outra só de gastos com os filhos, e assim vai;
  • Entenda quais são as oportunidades de economizar;
  • Controle melhor seus empréstimos. Essa é a chance de entender também se não existem opções mais saudáveis para quitar dívidas, como o empréstimo com garantia de imóvel;
  • Mostre o panorama para toda a família e conscientize a todos da importância do controle financeiro na rotina da casa.

Para que a sua planilha de orçamento doméstico e despesas realmente funcione, faça com que a sua atualização se torne uma tarefa da sua família toda. Fica muito mais fácil cuidar da saúde financeira quando todos passam a olhar para ela com a atenção merecida.

Como preencher a Planilha de Orçamento Doméstico

Se você já realizou o download da planilha, não se assuste com o tamanho dela! Lembre-se que estamos falando de organizar todas as despesas da casa, e essa não é uma tarefa simples. Porém, isso não quer dizer que seja difícil!

A planilha em si é intuitiva, basta uma olhada e você já vai descobrir quais informações precisará inserir nela para que comece esse processo. O grande objetivo desse documento é te dar uma visão panorâmica de como vão as contas da casa. Às vezes, só de vermos um gasto anotado, separado dos outros, já é o suficiente para identificar oportunidades para reduzir as despesas do mês, como uso de combustível em excesso ou aquela ida a mais no bar. É importante saber também que sacrifícios serão necessários caso você precise urgentemente de uma ação reparadora na sua vida financeira.

Dicas de como organizar sua vida financeira

Estabelecer o equilíbrio da sua vida financeira vai muito além de apenas guardar dinheiro na poupança e cortar gastos do cartão de crédito. Claro, essa mudança de hábito é essencial para que esse processo se torne mais fácil, mas ainda assim há uma série de coisas que você pode fazer e que ajudam muito na hora de colocar as contas na ponta do lápis:

1 – Defina um objetivo

Como todo grande processo de transformação, é importante que você tenha um objetivo em mente com essa mudança. Você deseja realizar uma viagem? Ótimo! Esse pode ser seu objetivo. Quem sabe comprar aquela moto que você tanto sonha? Também pode ser seu objetivo. O importante é ter em mente que o seu objetivo vai atuar como um norte para suas ações. A partir dele, você poderá pôr em prática essa mudança de hábito em todos os pilares da sua vida, começando pelo financeiro.

2 – Defina seu orçamento

Mesmo que pareça óbvio, é importantíssimo que você saiba definir seu real orçamento do mês. Na planilha, indicamos uma série de informações que são cruciais para que você consiga definir seu orçamento corretamente. Como falamos acima, ter o panorama de o que, quanto e como é gasto é de extrema necessidade nos momentos mais difíceis. 

3 – Tenha disciplina e paciência

Mesmo tendo toda a parte teórica na ponta da língua, também é importante que você mantenha a calma e a disciplina para manter esse processo. Isso não ocorre da noite para o dia e é necessário que você se mantenha firme. Tudo dará certo se você der um passo de cada vez e entender que o mundo não foi feito em um dia. O mesmo vale para o dinheiro. 

4 – Tenha educação financeira

Outro passo importante que você deve dar rumo à esse novo desafio, é ter educação financeira. Você precisa entender que a poupança nem sempre é a melhor opção para cumprir o objetivo que você traçou lá no início. Você sabe o que é Selic? CDI? Como funciona um Tesouro Direto? Qual a diferença entre Renda Fixa e Renda Variável? Obter esse conhecimento pode não só te ajudar a cumprir seu objetivo, como também pode acelerar o processo todo.

>> Simule as parcelas do empréstimo com garantia de imóvel da Bcredi. As menores taxas do mercado e o maior período de pagamento.

Como organizar as contas e ainda pagar menos por suas dívidas

Calma, não existe fórmula mágica ou esquema que te deixe rico em poucos dias e ainda por cima faz suas contas diminuírem. Quanto mais você ganhar, mais você vai gastar. Porém, o que muda é como você vai gastar esse dinheiro

Hoje não é novidade pra ninguém que o brasileiro tem sérios problemas com dívidas. Além de termos um problema sério na economia do país, enfrentamos os problemas do dia-a-dia e com isso as contas só acumulam. Um dos grandes problemas que a maioria enfrenta, é justamente a organização dessas dívidas. Pagar boletos e mais boletos de lugares diferentes acaba transformando a vida financeira num caos e que parece que nunca vai ter fim.

Quando existem dívidas muito antigas, algumas instituições realizam negociações com melhores condições de pagamento e até grandes descontos para pagamento à vista. Uma boa maneira de colocar a sua vida financeira nos eixos, é seguir os seguintes passos:

  • Saiba quais são todas as suas dívidas: saber exatamente quanto e onde está devendo é o primeiro passo para botar a vida nos trilhos. Você pode começar indo atrás das instituições que você sabe que sempre te procuram naquelas ligações indesejadas para te cobrar. Anote todas essas dívidas na planilha de gastos. Mas calma, ainda não é hora de pagar, você primeiro precisa negociar.
  • Negocie: Sabendo quanto deve, negocie com as instituições um valor melhor ou melhores condições de pagamento. Se possível, se informe sobre descontos para pagamento à vista, ou em menos parcelas. Quanto mais tempo para receber o valor da dívida, maior serão os juros, e não é isso que queremos nesse momento.
  • Agrupe as dívidas: Uma boa maneira de se organizar, é agrupar todas as suas dívidas e pagar somente a uma única fonte. Para fazer isso, um empréstimo é uma das melhores opções, pois você poderá quitar as suas dívidas à vista e pagar o empréstimo em uma condições que lhe atenda, sem nenhuma surpresa ou cobrança indevida. Dessa forma, você pode até mesmo pagar menos por suas dívidas. 

Com esses 3 passos, você pode melhorar e muito a saúde da sua vida financeira. Você terá todas as suas dívidas quitadas e poderá se preocupar em pagar somente um valor fixo por mês, em condições melhores, que atendam às suas necessidades. 

A Bcredi tem a melhor solução pra te ajudar a reorganizar sua vida financeira e ainda te ajudar a atingir os seus objetivos. Quer saber mais? Faz uma simulação com a gente, é sem compromisso! 😉

#DescomplicaAí

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

6 respostas para “Modelo de Planilha de Orçamento Familiar com Dívidas e Investimentos”

  1. Danielle carla disse:

    Preciso dessa planilha pra quitar minhas dívidas urgente.

    • Bcredi disse:

      Olá, Danielle.
      Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado da nossa planilha.
      Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das nossas dicas financeiras e muito mais!

      Se ficar com qualquer dúvida, conte com a gente

  2. Elaine Pedrini disse:

    Não consigo fazer o download, não abre.

  3. Maria Regina Alves da Silva disse:

    Eu preciso desse empréstimo para pagar umas contas atrasados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *