Governo prorroga IOF zero para empréstimos

ilustração empresarios iof zero para empréstimos

A medida foi prorrogada até o dia 2 de outubro e busca reduzir o custo e facilitar acesso a crédito em meio à crise financeira gerada pela pandemia de COVID-19.

O Governo Federal prorrogou a isenção da cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as operações de empréstimo para pessoas físicas e jurídicas no Brasil por mais 90 dias. A medida havia sido publicada em abril e agora passa a valer até o dia 2 de outubro.

Na prática, isso reduz os custos das operações de crédito e facilita o acesso a empreendedores que precisam de caixa para superar a atual crise. O IOF é um dos valores que se soma ao Custo Efetivo Total (CET) e, com a redução, os empréstimos tendem a ficar mais baratos.

Segundo o Decreto 10.414/2020, as contratações de crédito que ocorrerem no período entre 3 de abril de 2020 e 2 de outubro de 2020 serão isentas da cobrança de IOF adicional. A taxa, que atualmente é de 3% será zerada e o tomador de crédito terá um custo menor na operação. Assim, as parcelas poderão ficar menores e quem pega o empréstimo terá mais dinheiro no bolso. 

No cenário do Empréstimo com Garantia de Imóvel, também chamado de Home Equity, isso representa mais vantagens na contratação da modalidade mais segura e saudável do mercado de crédito. “A prorrogação da Medida Provisória permite que a operação fique mais barata, reduzindo em 3%, em média, o custo para o tomador do empréstimo, e assim possibilitando uma economia de, em média, R$3.000 na operação, dependendo do valor financiado”, explica Luccas Speranzini, Head de Planejamento Estratégico da Bcredi. 

A medida vem ao encontro da necessidade de crédito que empresários e empreendedores têm enfrentado devido às dificuldades financeiras em meio à pandemia do novo coronavírus em todo o Brasil. Uma das saídas para superar esse momento é recorrer a empréstimos seguros, com baixas taxas de juros e que possam sustentar a manutenção dos negócios. Nesse sentido, ao retirar o IOF do cálculo do CET, o Crédito com Garantia de Imóvel, que já tem um dos menores juros, se torna ainda mais vantajoso.

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *