Franquia de alimentação saudável: como a Andreia mudou de vida

Conseguir o dinheiro necessário para adquirir uma franquia nem sempre é fácil, mas a Bcredi facilita pra você. Com a comprovação de renda conjunta e parcelas que cabem no seu bolso ter o próprio negócio é possível. Conheça mais essa história!

Quanto tempo leva pra gente descobrir o que realmente gosta de fazer na vida? Muitos acham que ainda jovens devemos escolher uma profissão e com ela praticamente nos casamos pra vida toda. Porém, com as novas profissões e a dinâmica do mercado de trabalho, essa história está mudando. É cada vez maior o número de pessoas que reinventam sua vida e sua profissão depois do 30, dos 40 e até dos 50 anos!

É nesse caminho que a vida da professora Andreia Navarro Borges, de 39 anos está se transformando. Ela foi professora de Ciências e Biologia do ensino municipal de São Paulo durante 19 anos, um gosto do seu pai quando ela era jovem. Depois ela ainda cursou Farmácia, mas também não proporcionava satisfação. “Eu queria mudar de emprego, fazer algo diferente. Comecei a fazer algumas pesquisas na internet, pois achei que era o momento de me arriscar em algum empreendimento. Nisso, o modelo de negócios das franquias me chamou muito a atenção”. 

Andreia em sua loja Mundo Verde no Mogi Shopping.

Andreia conta também como foi a escolha da franquia que gostaria de investir. “Estávamos numa fase em que toda a família estava embarcando na ideia de reeducação alimentar, nos preocupando mais com o planejamento das refeições e com nosso bem-estar, pensando realmente no futuro”. Foi aí que a empresa Mundo Verde se encaixou certinho nestes dois objetivos da professora: a franquia e a alimentação saudável.

“Desde o início eu achei uma ideia de negócio muito interessante, porque você consegue promover a saúde das pessoas sem precisar de um medicamento. Essa parte preventiva foi ficando muito moderna, cheia de novidades o tempo todo”, aponta. Outra coisa bacana que a motivou ainda mais foi a relação da franquia com o curso de Farmácia que ela havia concluído, com os alimentos funcionais, nutracêuticos e superalimentos, por exemplo.

Com a escolha já bastante madura e decidida, Andreia foi com o marido Guilherme até uma feira especial sobre franquias em São Paulo. No mesmo dia eles preencheram um cadastro para serem avaliados pela empresa franqueadora da Mundo Verde, reunindo diversos documentos e até comprovação de renda. “Nessa época nós até fomos qualificados para assumir o negócio, mas, como o salário de professor não é muito alto, a gente não tinha o capital necessário para investir na franquia”. Para adquirir a franquia eles precisavam de R$ 340 mil.

“A facilidade de enviar toda a documentação pela internet, sem precisar ir em vários lugares pessoalmente, eu achei muito prático”

Com o intuito de viabilizar os negócios, na mesma feira havia alguns bancos com opções de financiamento para esse modelo de investimento. O casal chegou a simular e fazer a solicitação do empréstimo no Banco do Brasil, mas não seria possível financiar 100% do valor. “Até conseguiríamos pegar um valor menor, mas era tanta regra e tanta burocracia que acabamos desistindo naquele momento”, relembra Andreia. 

Porém, o pessoal da Mundo Verde não desistiu dos futuros franqueados e cerca de um ano depois entraram em contato com o casal novamente, dizendo que um franqueado queria passar a loja com tudo já funcionando. Foi a nova oportunidade de refazer as contas e investir no negócio. 

“O engraçado dessa história é que o dono da franquia queria fazer exatamente o contrário de mim, queria se tornar professor. Ele já não estava dando tanta atenção para o negócio, então as coisas não iam tão bem, ficando apenas na mão dos funcionários. Dessa forma, nós conseguimos negociar o valor da franquia para fechar negócio”, relembra Andreia.

New call-to-action

O grande fator decisivo para que Andreia conseguisse realizar seu sonho foi o fato de pegar uma loja de franquia já funcionando. Como muitas coisas já estavam certas, como o aluguel, os funcionários, o estoque, o faturamento da loja, o casal pode pegar menos dinheiro no empréstimo para conseguir a franquia.

Quando foi novamente pesquisar na internet quais as opções de empréstimo para franquias, a professora encontrou o site da Bcredi e logo fez uma simulação, preenchendo um breve formulário. “Era de noite, eu já estava praticamente desistindo outra vez. Foi quando logo depois alguém da Bcredi me ligou, me explicou todas as possibilidades e os processos. Aí fiquei esperançosa novamente”. 

Segundo Andreia, uma das principais vantagens ao tomar o crédito de R$ 100 mil com a Bcredi foi a possibilidade de compor a renda junto com meu marido. Isso foi fundamental, já que foi justamente na margem do empréstimo que o casal havia sido barrado em outros bancos e instituições financeiras. “Outra coisa super positiva foi a facilidade de enviar toda a documentação pela internet, sem precisar ir em vários lugares pessoalmente, eu achei muito prático”, reforça.

Para conseguir o melhor empréstimo para a Andreia, a Tatyane [consultora de crédito da Bcredi] precisou fazer várias simulações até chegar em um valor de parcela que a professora pudesse incluir no orçamento. “Ela foi vendo várias possibilidades, porque eu já tinha o cálculo de qual era a margem de lucro mensal da franquia e era só com esse dinheiro que eu poderia me comprometer”, pontua. 

Baixe o ebook e saiba tudo sobre o que você precisa para abrir uma franquia

A consultora e a cliente avaliaram de maneira conjunta qual seria o valor do empréstimo que que seria possível obter de acordo com o valor da parcela que a Andreia poderia pagar e do valor do imóvel apresentado como garantia, que é a residência onde mora. “Eu confiei muito na Tatyane, ele foi me explicando tudo certinho e me deixando mais tranquila, sempre muito prestativa em tudo. Ela me deixou muito tranquila porque sempre me respondia rápido, estava sempre pronta para me ajudar e responder minhas dúvidas.”

Com o dinheiro na mão, Andreia finalmente realizou o sonho de adquirir a franquia Mundo Verde em junho deste ano. “No começo eu ainda estava dando aulas e os resultados não foram tão bons. Em agosto comecei a me dedicar totalmente e aí sim o crescimento e os bons resultados apareceram”, comemora. 

“A consultora da Bcredi me deixou muito tranquila porque sempre me respondia rápido, estava sempre pronta para me ajudar e responder minhas dúvidas.”

Com o crédito da Bcredi Andreia investiu ainda em pequenas reformas na loja, que fica no Shopping Mogi das Cruzes, como na limpeza, nova pintura, troca do piso e a construção de uma copa para os funcionários. Fazendo um comparativo com os números da loja, já é perceptível o crescimento com relação ao ano passado. Uma boa conclusão desta empreitada é de que a presença e dedicação do dono são fundamentais para que os funcionários trabalhem melhor e tudo vá bem.  

“O empenho faz muita diferença. Em cidade pequena as pessoas gostam e valorizam muito um tratamento mais próximo. Elas gostam de serem tratadas pelo nome, ganhar algum brinde e principalmente de atenção”, conta a franqueada. Ela conta ainda que, como algumas vezes o preço do shopping é pouco atraente, os clientes buscam uma boa experiência e é isso que ela vem oferecendo em sua loja, com parceria com nutricionistas e outros profissionais, para um atendimento mais completo. 

Com o sucesso da franquia Mundo Verde no Mogi Shopping, Andreia encontrou um trabalho em que pode se dedicar às pessoas, aos números, não tem monotonia e espera viver com sucesso e tranquilidade. Tanto, que já pensa em abrir uma outra filial de alimentação saudável. “Encontrei uma atividade que realmente gosto muito de fazer e agora quero expandir, atender mais pessoas e ser uma empresária”, projeta. 

aqui as parcelas não pesam no bolso

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *