Como funciona financiamento direto com a construtora?

Caique Cabral

20 de agosto de 2019

Todo mundo quer realizar aquele sonho de comprar um imóvel novinho, não é mesmo? Se você está nessa fase e pensou em fazer um financiamento direto com a construtora, leia esse texto para descobrir as vantagens e desvantagens de escolher essa modalidade.

Pensou em comprar um imóvel, mas não sabe como conseguir dinheiro? Existem várias maneiras de “arranjar” a grana para realizar esse sonho, porém você deve ficar atento à todas as ofertas, suas vantagens e desvantagens. Uma das formas mais famosas é o financiamento direto com a construtora, no qual as incorporadoras possuem grande interesse, já que é uma maneira de facilitar a venda do imóvel.

Afinal, você sabe se esse é um caminho bom para o seu bolso? Vamos mostrar neste texto tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de empréstimo e se você está dentro do perfil necessário para realizar um financiamento. 

Financiamento direto com a construtora: como funciona?
Quem pode fazer esse tipo de financiamento?
Vantagens de financiar imóvel direto com a construtora?

Financiamento direto com a construtora: como funciona?

Em tempos de crise e de baixa na procura quando o assunto são imóveis na planta, o metro quadrado de imóveis novos ficou mais barato no Brasil, enquanto o metro quadrado dos usados ficou um pouco mais caro.

Segundo a Revista Exame em levantamento de dados feito pelo Zap em São Paulo, entre 2014 e 2019, o valor médio do metro quadrado de um imóvel usado subiu 12,2%. Já o dos novos, que são aqueles vendidos diretamente pelas construtoras ainda na planta ou recém-concluídos, caiu 20,2%. Além disso, em 2014, para a compra de um imóvel novo era cobrado em média 11.838 reais por metro quadrado e, um usado, 7.922 reais, desconto de 33% em relação aos recém-lançados. Agora, em 2019, o preço do novo caiu a 9.451 reais e, o do usado, subiu para 8.888 reais, ou apenas 6% menos.

Isso demonstra que, atualmente, é muito mais vantajoso investir em um imóvel na planta para quem deseja ter um novo lar. Mas, para quem não tem dinheiro para investir, o financiamento direto com a construtora é uma opção a se pensar? Sim, mas você precisa entender como ele funciona para começar. 

Primeiro, para conseguir um empréstimo direto com a construtora, você precisa encontrar um imóvel novo, pronto ou na planta. Pois as incorporadoras aceitam esse tipo de empréstimo apenas para opções novas. 

Em seguida, você terá que enfrentar os seguintes passos:

  1. Você faz uma simulação de financiamento junto à construtora;
  2. A proposta é analisada e vai para uma análise de crédito;
  3. Então, é feita uma avaliação do imóvel e verificação se você tem condições de arcar com os custos do financiamento à longo prazo;
  4. Você deverá entregar uma lista de documentos, sendo principais os comprovantes de renda, como extratos bancários, holerites e declaração do Imposto de Renda;
  5. Se não houver nenhuma restrição, é feita uma análise jurídica;
  6. Por fim, caso você seja aprovado em todos os passos, o financiamento é liberado!

Quem pode fazer esse tipo de financiamento?

Se você está se perguntando: será que esse tipo de financiamento é pra mim? Preste atenção: o financiamento direto com a construtora pode ser feito para pessoas que procuram por imóvel para morar, como também para pessoas que procuram investir ou fazer seu escritório comercial. 

Recorrer ao empréstimo direto com a construtora pode ser ótimo para quem sofre com solicitações de crédito em bancos, como autônomos ou negativados, por exemplo. Mas sempre lembre que a compra de um imóvel precisa ser planejada e bem organizada para você não sair no prejuízo. Procure todas as opções de empréstimo disponíveis no mercado e avalie quais estão de acordo com o seu perfil.

Vantagens de financiar imóvel direto com a construtora?

As vantagens de financiar um imóvel direto com a construtora são:

  • Financiar com uma empresa de credibilidade, quando grandes incorporadoras, por exemplo;
  • E aproveitar a não cobrança de juros sobre o valor financiado durante a construção do imóvel – a empresa geralmente corrige o contrato pela variação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) a partir da data de assinatura do contrato. 

Porém, você deve ficar atento para entender se essa é a melhor opção para você e para o seu bolso! Primeiro, porque a maioria das empresas só oferecem opção de compra de terreno. Boas casas ou apartamentos normalmente são financiadas apenas uma parte ou uma pequena entrada do imóvel. Os juros para essa modalidade são altos, podem chegar a cerca de 27% ao ano, sendo maior até que juros bancários.

Além disso, outro ponto de atenção, é que você deve fazer as contas bem certinhas para ver se o valor do pagamento caberá em seu orçamento junto com outras contas que virão – como a compra de móveis ou até mesmo a construção do imóvel, por exemplo.

Se comparado com empresas como a Bcredi – que oferece opções de empréstimos de valores maiores para que você possa realizar seu sonho por completo – o financiamento com a construtora começa a não valer a pena. Ao invés de solicitar apenas o valor do imóvel, você pode pegar mais dinheiro para construir, mobiliar, pagar a equipe da construção e fazer todos os retoques que são necessários para deixar seu imóvel com a sua cara.

Transformar seu sonho em realidade vai demandar tempo de pesquisa e avaliação para saber se você está fazendo o melhor negócio. Afinal, ninguém quer gerar futuras dores de cabeça na hora de viver um momento tão especial que é a compra de um novo imóvel. 

Avalie cada empresa que você estiver pensando em contratar: taxa de juros, tempo para o pagamento das parcelas e as facilidades que o negócio oferece à você. Aproveite para descobrir o empréstimo com garantia de imóvel, uma das opções mais vantajosas para quem precisa de dinheiro de forma rápida e sem burocracias. 

Caique Cabral

Formado em marketing e amante das letras, vejo o conteúdo como uma fonte de informação que nunca seca. Escrevo sobre finanças para além de números, sempre em busca das melhores soluções para a vida financeira das pessoas.

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *