Ferramentas úteis para você fazer o seu controle financeiro

Tem um ditado popular que diz que as pessoas só tomam atitudes pelo amor ou pela dor. Profundo né? Pode até parecer meio dramático mas quando se trata de controle financeiro, isso é a mais pura verdade! 

Segundo a UOL, em abril de 2019, 63,2 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo, o que equivale a um pouco mais de 40% da população! Para não deixar sua vida financeira chegar nessa situação, ou se você já está endividado, o único jeito de resolver o problema é arregaçar as mangas e fazer a boa e velha planilha de controle financeiro pessoal do excel. 

Outra estatística alta entre a população brasileira e que traz um ótimo motivo para pensar em controle financeiro, é a de novos empreendedores. A taxa de empreendedorismo no Brasil,ou TTE (Taxa de Empreendedorismo Total), chegou a 38%, segundo a pesquisa feita pela instituição Global Entrepreneurship Monitor. Se você faz parte desse grupo de cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio, mas ainda não tem alguém para fazer o gerenciamento financeiro dos seus negócios, deve estar louco pra saber como cuidar das finanças de uma empresa, né?

Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe! Você não precisa ser a pessoa mais controlada e disciplinada para cuidar das suas finanças pessoais. Nesse artigo, a gente vai te ajudar a se organizar, mostrar alguns aplicativos gratuitos de controle financeiro, explicar como fazer um controle de gastos pra ninguém botar defeito, falar sobre os principais indicadores que você precisa controlar na sua empresa e muito mais! Vamos lá?

Baixe a sua planilha financeira pessoal

O que é controle financeiro?

Explicando de maneira simples, controle financeiro é um conjunto de práticas que mantém a saúde das suas finanças, seja na vida pessoal ou na sua empresa. Para isso, é preciso organizar todas as fontes de renda, todos os custos e monitorar detalhadamente todas as movimentações para garantir que você está usando seu dinheiro da melhor forma possível. 

Como fazer o controle financeiro?

Quando falamos de gestão financeira na vida pessoal, não é necessária uma mecânica muito complexa, basta ter clareza sobre o valor que você recebe, quanto e com o que gasta. Além disso, é preciso saber quais são suas despesas fixas, gastos ocasionais e mesmo os gastos supérfluos, para descobrir onde você pode gastar menos ou se deve buscar formas de conseguir dinheiro extra. Por fim, ter maior controle financeiro te ajuda a encontrar opções para investir e fazer seu dinheiro se multiplicar.

Já o controle financeiro empresarial tem um sistema um pouquinho mais complexo e, dependendo do tamanho da empresa e a quantidade de clientes, fornecedores e funcionários, exige  uma equipe especializada e softwares gerenciais para manter a saúde financeira dos negócios em dia. Entre os principais tipos de controle financeiro de uma empresa, estão: fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar, controle de recebíveis, gerenciamento de notas fiscais e demonstrativo de resultados.

Qual a importância do controle financeiro pessoal?

Ter um gerenciamento financeiro bem feito nas suas finanças pessoais é fundamental para evitar dívidas e para fazer planos para o futuro, como viagens, estudos, compra de bens como um imóvel ou um carro e até a expansão da família. 

Se você está endividado e se perguntando como é que vai fazer planos se mal consegue quitar as dívidas, calma! O planejamento financeiro também é um ótimo aliado para colocar ordem na casa. Comece organizando suas finanças para ter total clareza de quanto você ganha e quanto você gasta. Assim, você vai descobrir se precisa recorrer a um recurso emergencial, como um empréstimo pessoal, para evitar o efeito bola de neve. 

Qual a importância do controle financeiro para as empresas?

O controle financeiro nas empresas tem a mesma função do planejamento financeiro pessoal, só que com um sistema mais complexo de organização. Aqui, a ideia ainda é evitar dívidas, manter a saúde das finanças e fazer planos para o futuro. Nesse sentido, os investimentos na expansão do negócio podem ser físicos, com compra de novos espaços ou equipamentos, ou uma expansão de valor, investindo em profissionais mais sênior, segmentos inovadores ou tendo segurança para arriscar em novos mercados.

Para ficar mais claro o impacto de uma operação de gestão financeira na empresa, vamos falar um pouquinho mais sobre as frentes de controle financeiro.

Baixe a planilha de fluxo de caixa para o seu negócio

Fluxo de caixa: aqui, se monitoram as entradas e saídas de dinheiro da empresa. É uma das práticas mais básicas, porém, se não for bem feita pode ser o pontapé inicial para um desastre financeiro.

Capital de giro: ele representa o conjunto de valores que fazem a empresa funcionar. Aqui entram recebimentos, pagamentos de fornecedores, salários, estoque, etc. Para saber quanto você tem de capital de giro, é preciso somar o dinheiro que você tem em caixa + valores a receber e subtrair os custos mensais.

Contas a pagar: são todas as suas despesas como salários, infraestrutura, equipamentos, etc. Alguns valores são fixos mas tendem a aumentar com a expansão do negócio (contratação de novos funcionários, aumento do espaço e equipamentos, novos fornecedores, etc). Importante! Nunca esqueça de ter um controle detalhado dos impostos pagos em cada uma das suas operações. 

Controle de recebíveis: essa é a parte que todo mundo gosta, ganhar dinheiro! Um detalhe importante sobre a gestão de contas a pagar e a receber são os prazos. Nem sempre você vai receber os valores no mesmo prazo em que tem que pagar os seus fornecedores, por isso é tão importante ter uma reserva no seu capital de giro.

Gerenciamento de notas fiscais: um passo muito importante para ter todas as operações bem detalhadas é fazer um bom gerenciamento de notas fiscais. Além de ter clareza dos seus lucros e gastos, você evita problemas com a Receita Federal.

Demonstrativo de resultados: monitoramento contínuo da situação financeira da empresa. Esse item é fundamental para entender se seus investimentos têm dado retorno para o negócio e, se precisar, traçar novas estratégias. 

Quais são os principais objetivos do planejamento financeiro?

Falamos muito sobre a importância de controlar as finanças e comentamos que um dos ganhos de um controle financeiro bem feito é poder pensar no sucesso da empresa a longo prazo. Ma, isso só acontece se você tiver um planejamento financeiro tão bem estruturado quanto o seu controle.

Citando mais um ditado popular, dizem que quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Por isso, a falta de planejamento financeiro e, consequentemente, a tomada de decisões sem uma estratégia, pode arruinar os negócios. Por isso, o principal objetivo de fazer um planejamento financeiro da sua empresa, é conseguir traçar um caminho para o sucesso, isso é, saber o que você precisa fazer em cada mês, trimestre, semestre e ano para atingir as metas do seu negócio.

Por exemplo, se daqui 5 anos você pretende triplicar seu faturamento, você tem que traçar um plano para a aquisição de novos clientes, aumento no potencial de compra dos clientes que você já tem, redução de custos e assim por diante. 

É importante lembrar também que o planejamento financeiro é um processo cíclico. Você define as metas e o prazo de execução e, ao atingi-las, você define novas metas e cria um novo planejamento, mantendo a evolução da sua empresa

Mas se, por algum motivo, você não conseguiu cumprir seu planejamento, ou pior, teve um imprevisto e acabou tendo problemas financeiros, não se desespere. Você pode adiar as metas de crescimento e fazer um planejamento focado na recuperação da saúde dos negócios. O importante é sempre ter um norte para seguir e passos claros de como chegar lá.

Nova call to action

Quais ferramentas podem ajudar no controle financeiro:

Agora que você já sabe para que serve um controle financeiro, qual é a importância de um planejamento financeiro, nós vamos te dar boas dicas de como aplicar isso nas suas finanças. Não precisa se descabelar, você não vai fazer tudo sozinho! Hoje existem vários aplicativos e sistemas de gestão que fazem um ótimo controle financeiro pessoal e empresarial:

Empresarial

Existem vários softwares que fornecem sistemas de gerenciamento financeiro desde os planos mais simples aos mais complexos. Isso varia de acordo com os tipos de gestão que você tem interesse em fazer e também o tamanho da sua empresa, quantas pessoas vão ter acesso ao sistema e por aí vai. Por isso, é importante comparar bem os planos para encontrar a melhor opção para o seu negócio. Entre as principais opções do mercado estão:

Conta azul

Flua

Meu dinheiro

EGestor

TagPlus

Pessoal 

Para quem quer colocar ordem nas finanças pessoais, existem várias ferramentas de controle financeiro pessoal grátis e também, alguns apps com planos pagos e funcionalidades mais avançadas. A maioria dos aplicativos, mesmo os que são pagos, tem alguma versão de teste que você pode baixar e usar por um tempo para entender se atende às suas necessidades. Entre as soluções mais populares, as queridinhas são:

GuiaBolso

Mobilis

Organizze

Minhas economias

Outra opção, que ainda é novidade do mercado é a Olivia, um app de inteligência artificial voltado para controle financeiro pessoal que, assim como os outros apps, te dá clareza sobre suas movimentações financeiras e ainda dá algumas dicas de como usar melhor seu dinheiro. A Olívia é um lançamento e tem fila de espera pelos convites.

Planilha de controle de gastos pessoais 

Se você até gosta da ideia de começar a cuidar das suas finanças mas tem medo de baixar mais um aplicativo e nunca usar, você pode recorrer à boa e velha planilha. Método mais tradicional mas ainda assim infalível para quem quer visualizar e controlar melhor sua renda, seus gastos e cuidar da saúde financeira no detalhe. Como a gente não te deixa na mão, fizemos uma planilha de finanças pessoais da Bcredi pra te ajudar! 

Conclusão

Já viu que não faltam soluções para dar um jeito na sua organização financeira, não é mesmo? Tem sistema de gestão financeira empresarial, app de controle financeiro pessoal grátis, tudo pra você não ter mais desculpas! Então comece já a se planejar para começar 2020 com o pé direito, planejar o futuro do seu negócio e deixar todas as contas no azul!

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *