Férias de verão: como se planejar para realizar seu sonho

Leia nosso guia completo, cheio de dicas para você realizar o sonho de viajar gastando pouco. Caso não tenha dinheiro, temos uma dica exclusiva para você também!

Com a correria e o estresse da rotina estafante de trabalho, muitas famílias acabam não tendo tempo, organização ou mesmo dinheiro para um tempo de descanso. Entre as dificuldades, é muito comum que as pessoas não saibam como planejar as férias, tempo essencial para manter a qualidade de vida e garantir um respiro nos períodos que ficam entre os meses de trabalho e escola dos filhos. 

A boa notícia para quem está passando esse momento de incerteza é que, independentemente do seu salário, é possível se planejar e organizar férias incríveis. E o melhor: economizando durante a viagem e sem comprometer as finanças.

Além de serem necessárias para manter a saúde física e mental, as férias de verão são muito esperadas por quem precisa descansar ou está em busca do agito das cidades turísticas no final do ano. Entender os motivos é fácil, já que esse é o período que mais pessoas buscam diversão e que os municípios e balneários oferecem boa infraestrutura para lazer e descanso.

Nessas horas surgem dúvidas sobre como pagar os pacotes de viagem e como se virar nas férias quando o dinheiro está curto. Dentre as opções, muitos escolhem parcelar passagens e hospedagem em longas parcelas. O problema é que nem sempre os pagamentos são realizados, fazendo com que as dívidas se acumulem e o valor total do débito supere o que foi gasto na viagem.

Baixe o checklist e dê o primeiro passo para controlar melhor o seu dinheiro

Se você está pensando em tirar férias de verão e não sabe por onde começar para realizar esse sonho, pode respirar aliviado. Nós preparamos um guia completo e definitivo para fazer com que você consiga reservar esse tempo e passá-lo da melhor forma possível.

Quer saber como planejar uma viagem de verão e tornar a estação na mais divertida do ano? Continue a leitura e veja como você tem o direito (e o dever!) de sonhar.

Como organizar uma viagem de férias?

Para que sua viagem de férias aconteça da melhor forma e sem contratempos, é essencial que haja um planejamento. Assim você consegue encontrar os melhores preços, pagar as despesas de forma tranquila e evitar prejuízos e gastos desnecessários. Não sabe por onde começar? Pode ficar tranquilo! Confira abaixo como organizar uma viagem de férias sem erros!

Escolha o destino da viagem de verão

A primeira coisa que você e os demais viajantes devem fazer é definir para onde vocês querem ir nas férias. Para evitar arrependimentos, vocês podem seguir alguns passos. Respondam às perguntas abaixo e, de acordo com a maioria, decidam onde querem embarcar.

  • Vocês querem descansar ou curtir o agito?
  • Vocês vão em uma viagem de casal, estarão acompanhados por amigos ou serão férias em família?
  • Vocês preferem calor ou frio?
  • Vocês têm preferência por praia ou campo?
  • Vocẽs querem viajar de carro ou avião?

Com as respostas definidas, fica mais fácil definir o destino. Uma viagem a dois, por exemplo, pede algo mais romântico. Os mais sossegados, por sua vez, podem escolher locais com pouca vida noturna. 

Se o dinheiro está curto, por exemplo, o indicado é ir para o litoral mais próximo ou para um hotel fazenda, por exemplo. Por outro lado, se sua família conta com mais recursos, é possível curtir a neve ou um inverno rigoroso enquanto acontecem as férias de verão no Brasil. Nessa etapa, no entanto, o importante é que vocês definam para onde vão.

aqui as parcelas não pesam no bolso

Faça um planejamento financeiro

Agora que vocês já sabem para onde querem ir, é hora de se programar financeiramente. Façam uma pesquisa de preço, vejam quanto precisa ser poupado para que a viagem aconteça sem percalços e poupem um pouco a cada mês. A ideia é chegar no dia das férias com boa parte das despesas pagas, assim vocês podem ir tranquilos rumo a um descanso de verão. 

Se houver tempo, procure planejar as férias com alguns meses de antecedência. Assim você pode pagar a viagem à vista e evitar voltar para a casa com souvenires e muitos boletos. 

Para ajudar, procure negociar os valores com agências de viagem, proprietários de casas de verão ou gerentes de hotéis e pousadas. Se optar por não parcelar, você ainda pode conseguir um desconto. Assim vocẽ consegue aproveitar mais a viagem e não vai precisar ficar pensando duas vezes na hora de comer em um bom restaurante ou comprar uma lembrancinha para quem ficou na cidade natal. 

Determine a data da viagem

Outro detalhe importante para programar as férias é definir a data que você deseja viajar. Procure combinar suas férias com antecedência e veja quando será possível aproveitar mais o seu descanso.

A data também é importante para pessoas que desejam usufruir de um clima específico. Enquanto as férias de verão no Brasil acontecem de dezembro a março, por exemplo, no Hemisfério Norte você pode aproveitar um pouquinho da neve.

A data também é importante para definir o valor, já que épocas de alta temporada costumam exigir mais dos bolsos dos turistas. Ainda assim, mesmo no verão é possível garimpar dias com preços mais convidativos, como meios de semana ou diárias longe do Carnaval e Ano Novo.

Analise qual o melhor meio de transporte

Para definir se você vai sair de férias de carro, avião ou ônibus, é preciso avaliar o destino, o número de viajantes e, claro, o orçamento. O ideal é que o trajeto seja o mais confortável e rápido possível, assim vocês conseguem aproveitar melhor o período de descanso. 

Se vocês forem de ônibus ou avião, convém realizar a compra das passagens com antecedência. Além de garantirem os lugares, ainda é possível pagar um preço mais baixo do que nas datas mais próximas ao embarque. O ideal, aqui, é fazer pesquisas de preços diárias, já que muita coisa pode mudar em 24 horas.

Também é indicado que vocês optem por viajar de segunda a quinta-feira, já que nesses dias as companhias de transporte costumam realizar promoções e oferecer descontos nas passagens. Como você pode ver, com tempo é possível conseguir grandes benefícios nas suas viagens de férias de verão. 

Outra opção é utilizar milhas que acumulam com viagens realizadas. Oferecidas pelas companhias aéreas, elas podem resultar em descontos ou até em passagens de graça. Um sonho, não é mesmo? 

Se a viagem for para um local próximo, no entanto, viajar de carro pode ser bastante econômico. Dividir as despesas de combustível e pedágio pode ajudar bastante na hora de deixar os valores da viagem mais enxutos. 

Baixe a sua planilha financeira pessoal

Faça seu roteiro

Agora que você já sabe como vai e para onde vai, é hora de planejar o seu roteiro de viagem. Essa é uma das etapas mais divertidas do planejamento de férias, já que você consegue vislumbrar os passeios e ficar ainda mais animado com o que vem pela frente!

Para fazer um roteiro eficiente, leve em consideração o tempo que você pretende ficar no destino. Isso é essencial, já que uma viagem de 10 dias deve ter um planejamento diferente de uma viagem de final de semana, por exemplo. 

Faça uma pesquisa a respeito das melhores opções de passeios e pontos turísticos e planeje quando e como ir. Não se esqueça de levar em conta o tempo de deslocamento e as horas consumidas no aeroporto ou nas estradas.

Uma dica é juntar os amigos ou a família e pensarem, juntos, nos programas mais legais para serem feitos. 

Fique atento aos gastos

É muito comum que as pessoas se empolguem quando chegam no destino de férias e acabem gastando o que não devem. Embora haja despesas que valham a pena, o ideal é contar com o que você poupou para a viagem e analisar para onde vai seu dinheiro.

Dê-se de presente um prato da culinária local, uma peça de artesanatos dos moradores e aquele passeio inesquecível. O que pode ser evitado, não entanto, são os presentes para a família e luxos desnecessários. 

Para ajudar, você pode estipular um valor diário direcionado ao seu lazer, evitando que todas as suas economias acabem em pouco tempo e, pior, em produtos e serviços que não fazem a menor diferença.

Como se preparar para uma viagem internacional?

Se você está planejando uma viagem internacional, mas ainda não sabe como se preparar, pode ficar tranquilo. Abaixo você vai descobrir o que fazer em cada uma das etapas. Confira e tenha as férias perfeitas!

Defina o destino

Esse é o primeiro passo para que você comece a se preparar para uma viagem internacional. Isso porque, além de ser essencial para que você agilize passagens e reservas, essa informação também vai determinar os passeios que você pode fazer e quais os documentos necessários para o embarque. 

Prepare a documentação

Com o destino escolhido, é hora de verificar qual a documentação necessária para que você viagem para o local. Verifique as questões de passaporte e visto e veja se há serviços para isso na sua cidade. É importante ver tudo de acordo com o país que você pretende visitar. Não se esqueça de que o processo para emissão de passaporte é lento, então é importante planejar a viagem pelo menos três meses antes.

Compre as suas passagens

Já tem ideia de quando seus documentos serão emitidos? Comece agora a pesquisar as passagens aéreas! Utilize sites de busca que comparam valores para que você consiga o melhor preço. Procure ficar atento à classe da poltrona, às conexões e ao tempo de voo para que tudo saia conforme combinado. É importante que você analise os preços diariamente, já que existem muitas promoções relâmpagos que podem sair por menos da metade do preço convencional. Fique de olho!

Faça sua programação

Agora vem uma das melhores partes! Faça pesquisas na internet a respeito dos principais atrativos da região. Veja se eles exigem ingressos, se são concorridos e se é possível adquirir as entradas com antecedência. Também faça um estudo sobre o transporte da cidade e tente, sempre que possível, pegar ônibus, trem e metrô. Esses meios contribuem para que você tenha uma melhor visão do local e ainda são mais baratos. 

Reserve o hotel

Logo após conseguir comprar suas passagens, você deverá reservar sua hospedagem para o período das férias. Faça uma pesquisa de preço, leia as recomendações e veja se o estabelecimento atende às suas necessidades. Para quem vai viajar sozinho, os hostels podem ser uma boa alternativa, já que são baratos e recebem turistas do mundo todo. Não deixe de conferir a localização do hotel dentro da cidade e ver o que existe no entorno, assim sua vida fica mais fácil e segura.

Compre dinheiro na moeda do país

Quando você viaja para o exterior, é essencial que você tenha na carteira um pouco da moeda utilizada no local. Para fazer isso da melhor forma, o ideal é ir às casas de câmbio. Além do dinheiro, leve cartões de crédito e débito para a viagem, mas use-os com cuidado, já que o IOF pode ser bastante assustador ao final de uma viagem. 

Arrume as malas

Nada de deixar as bagagens para última hora! Planeje sua viagem e logo comece a listar e a fazer sua mala. Quando você planeja o que vai levar, mais tem certeza do que é essencial e do que pode ser deixado em casa. Além disso, assim fica mais difícil de você esquecer itens pessoais e que não podem faltar na sua mochila, não é mesmo? Quatro meses antes de embarcar, já comece a ver tudo o que você precisa que embarque com você. 

Quais as dicas imprescindíveis para economizar dinheiro na viagem?

Mesmo com a viagem já comprada e planejada, economizar durante as férias é essencial para que ela seja lembrada com alegria, e não com arrependimento. Veja agora como gastar pouco, mas sem deixar de lado o lazer e o divertimento. Confira!

Encontre os grupos de ofertas locais

No próprio Facebook você consegue encontrar grupos e dicas sobre ofertas e estratégias locais para pagar menos. Converse com quem já mora na cidade para onde você vai ou com turistas já escolados. Você não vai se arrepender. 

Evite parcelar as compras

Embora seja uma facilidade do mundo moderno, o parcelamento dos cartões de crédito podem ser grandes armadilhas. Muita gente acaba passando tudo no cartão e, na soma de diversas contas pequenas, acaba se assustando. Opte por sempre pagar à vista. 

Em alguns dias, coma em casa

Separe algumas refeições para os restaurantes mais badalados e que você não abre mão de conhecer. Nos demais, opte por comprar algo barato no supermercado e comer em casa ou no hotel. Fugir das enormes contas dos bistrôs e estabelecimentos locais pode fazer uma grande diferença nas suas economias. 

Descubra se os locais têm dias de entrada grátis

Museus, parques e outros locais típicos das cidades costumam reservar um dia da semana para oferecer entrada gratuita aos visitantes. Faça uma pesquisa, veja qual é o dia e trace seu roteiro de acordo com mais essa facilidade. Também não deixe de conferir se há descontos de acordo com a idade do visitante. 

Use o transporte público

Abandone os táxis e comece a andar de ônibus, trem, metrô ou barcos. Além de você economizar um bom dinheiro com transporte, você ainda conhece a cidade muito melhor e tem a possibilidade de conversar e trocar experiências sobre as suas férias. A viagem será muito mais rica com essa imersão cultural.

Evite fazer ligações

Não se aguenta de saudades da família e dos amigos que ficaram na sua cidade? Use e abuse dos aplicativos de conversa. Além de estarem incluídos no pacote de internet, eles podem ser bastante eficientes para você fazer chamadas de voz e vídeo ou somente enviar uma mensagem de texto ou áudio. 

Leve comida para o aeroporto

Você já deve saber da má fama que os aeroportos têm por cobrarem preços abusivos de alimentação, certo? Para evitar esses gastos, faça sanduíches e leve-os para o aeroporto. Assim você não se sente tentado a gastar dois dígitos em uma coxinha na hora em que estiver faminto. 

aqui as parcelas não pesam no bolso

Não tenho dinheiro para viajar, e agora?

Se você quer muito viajar, mas ainda não tem dinheiro para realizar esse sonho, não precisa achar que esse momento nunca vai acontecer. 

Uma ideia é você procurar uma fintech e se informar a respeito de empréstimo pessoal para viagens. Aqui na Bcredi nós temos condições exclusivas para que você realize seu sonho de forma descomplicada, sem burocracia e com taxas que cabem no seu bolso. 

É uma forma fácil de você conseguir o dinheiro que precisa para ter as tão sonhadas férias de verão com a sua família ou seus amigos.

Analise as taxas praticadas e veja como as viagens não precisam estar restritas aos mais privilegiados da sociedade. Que tal começar a planejar suas férias de verão hoje mesmo?

Para saber mais sobre como funciona o empréstimo pessoal da Bcredi, clique aqui e faça uma simulação descomplicada para ver como ficarão suas parcelas.

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *