Facilidade e segurança na palma da sua mão: entenda porque as fintechs vieram para ficar

O momento é delas: as fintechs vieram para ficar.

O momento é delas: as fintechs estão revolucionando os serviços financeiros e vieram para ficar. A combinação das facilidades oferecidas por elas e o comportamento dos consumidores cada vez mais conectados é a receita que dá certo. Confira o cenário das fintechs no Brasil hoje.

Foi-se o tempo em que se precisava ir às agências bancárias para pagar contas, receber dinheiro ou realizar qualquer outra operação bancária. O uso de recursos digitais, impulsionado com o internet banking, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com um levantamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 34% de todas as operações bancárias realizadas em 2016 foram realizadas em um aparelho mobile.

Esse comportamento mostra que o consumidor quer otimizar o seu tempo e cumprir as suas atividades sem complicação, de maneira fácil e rápida. Para trazer ainda mais facilidades, as fintechs surgiram para aliar tecnologia aos serviços financeiros.

Inovação no DNA

As instituições tradicionais já começaram a oferecer ferramentas e serviços online para os seus clientes, mas, as fintechs nascem totalmente inseridas no mundo da inovação. Com serviços e produtos voltados para o mundo online, as fintechs são estruturadas na tecnologia – que as tornam mais ágeis, menos burocráticas e com serviços mais eficientes.

Esse é o cenário ideal para o crescimento do setor. O mapa das fintechs mostrou que, entre outubro de 2017 e maio de 2018, houve um crescimento de 22% no números de fintechs no Brasil – de 309 a 377. Isso mostra que o setor está aquecido e propício para que mais empresas sejam desenvolvidas e possam crescer.

O mundo agora é digital

Mesmo com o surgimento das fintechs nos mais diversos serviços financeiros, existe ainda uma certa “resistência”. Mas, se pensarmos em um cenário de alguns anos atrás, o uso de ferramentas digitais não era comum. Hoje, a maior parte das nossas atividades tem alguma relação com o mundo online. Foi uma mudança que aconteceu de maneira gradativa, e que se tornou uma realidade vista com total naturalidade.

Além de estarmos cada vez mais inseridos no mundo online, o comportamento com o dinheiro está mudando. Ter o dinheiro físico, por exemplo, tem sido cada vez menos comum. Segundo o Banco Central, em 2013, 100% da população utilizada dinheiro físico para pagar despesas, além de outras formas de pagamento como cartões e cheques. Agora, cédulas e moedas já não são usadas por 4% da população.

Todo esse cenário é bastante propício para o desenvolvimento e crescimento das fintechs. Com o passar dos próximos anos, certamente elas serão mais utilizadas e estarão cada vez mais presentes nas nossas vidas.

Por isso, se você ainda não se sente seguro com as fintechs, fique tranquilo! É natural ter receio do que é novo, mas pode ter a certeza que elas vieram para ficar. Além de facilitar a vida de todos os consumidores, o uso da tecnologia vai tornar os serviços financeiros mais descomplicados e sempre à disposição, na palma da sua mão.

Que tal conhecer mais sobre as vantagens das fintechs? Confira o infográfico que preparamos para mostrar as diferenças da contratação de crédito online e tradicional.

Acesse o infográfico crédito com a fintech x crédito no banco tradicional

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações