Empréstimo para servidor público

Caique Cabral

9 de setembro de 2019

Atualizado em: 18 de outubro de 2019

Você é servidor público e está procurando pelo melhor empréstimo? Esse post traz para você todos os detalhes sobre como funciona empréstimo para servidor, que modalidade escolher e onde encontrar as melhores taxas do mercado.

Quem já ficou endividado sabe como é perder o sono pensando nas contas que vão se acumulando, não é mesmo? E para quitar as dívidas e organizar a vida financeira, uma das melhores opções é (além de cortar custos e tentar economizar o máximo que puder, claro) trocar dívidas caras, como a dívida do cartão de crédito, por exemplo, por uma dívida mais barata, com juros mais baixos e parcelas que você consiga pagar comprometendo apenas uma parte justa da sua renda. E é assim que muitos brasileiros buscam por soluções de crédito. Mas na hora de começar a busca pela melhor opção de empréstimo, se deparam com várias opções: empréstimo para servidor público, para pensionista ou aposentado, empréstimo pessoal ou consignado… E muita gente também já precisou de um empréstimo para negativado.

 Algumas profissões inclusive, conseguem a aprovação do crédito para negativados com mais facilidade: aposentados, pensionistas, militares e servidores públicos em geral. Isso acontece porque a financeira tem a garantia da renda fixa que o cliente recebe e pode descontar o pagamento das parcelas do empréstimo direto do benefício. Ficou interessado em saber mais sobre o empréstimo para servidor público? Então confira tudo o que vamos falar nesse post:

Como funciona o empréstimo para servidor público?

O crédito para servidor público tem algumas características específicas da modalidade. Ele é oferecido para servidor público municipal, estadual e federal. Porém, para solicitar um empréstimo como esse, a instituição pública onde você trabalha precisa ter convênio com uma instituição financeira. 

Então, é preciso fazer as simulações necessárias para encontrar o número e valor de parcelas que melhor atenda às suas necessidades. Mas preste atenção! Nessa modalidade de crédito não é possível pegar qualquer valor. A quantia limite a ser liberada para o servidor público, conhecida como margem, é calculada com base no seu salário. Mas então como calcular a margem para consignado do funcionário? Simples. O valor da parcela não pode ultrapassar 35% de quanto o servidor ganha por mês. 

Depois de chegar ao valor final negociado, é feito o contrato e ele passa por um processo de averbação, que nada mais é do que a instituição pública autorizar o desconto em folha das parcelas do empréstimo e, então, permitir que o funcionário contrate o crédito e pague através do débito direto do seu salário.

Quando a averbação é feita e o empréstimo é aprovado, ele normalmente é liberado em até 48 horas, mas esse prazo pode variar de banco para banco. Por isso, se você tiver urgência em receber o dinheiro, não esqueça de confirmar essa informação com a instituição financeira.

Com o dinheiro na mão, o servidor público pode quitar suas dívidas e organizar sua vida financeira. Mas tem um detalhe importante: 5% do limite de crédito liberado só pode ser usado através de um cartão de crédito consignado.

Quais são as melhores taxas?

As taxas de juros do empréstimo consignado para servidor público costumam ser mais baixas do que as taxas praticadas em outras modalidades de crédito, já que é um empréstimo muito seguro para a instituição. Os valores encontrados no mercado vão normalmente até 1.9% ao mês. Algumas empresas oferecem crédito com taxas mais altas que 2% ao mês, mas não são a maioria. O Banco Pan, Bradesco, Santander e Banco Inter estão entre as melhores opções de taxas, variando entre 1.5% ao mês e 1.8% ao mês. 

Porém, é importante lembrar que para conseguir um empréstimo, o servidor público seja ele municipal, estadual ou federal, precisa procurar a instituição financeira conveniada à instituição onde ele trabalha. Se o servidor público encontrar outra instituição financeira que ofereça taxas de juros melhores do que as praticadas pela financeira conveniada ao seu trabalho, ele pode pedir a portabilidade de crédito, o que pode ser um processo burocrático e também não tem resultado garantido, já que depende de encontrar um banco que queira comprar a dívida, para cobrar de você, com as taxas negociadas. Se você estiver em uma situação como essa e decidir fazer a portabilidade de crédito, não esqueça de comparar bem os valores praticados por todos os bancos considerando o Custo Efetivo Total (CET) 

Vantagens e desvantagens

Como você viu ao longo do post, uma das vantagens de ser servidor público é a facilidade de encontrar opções de empréstimo para servidor público negativado. Outra vantagem de um empréstimo da modalidade para servidores públicos, e muito provavelmente a principal, é que as taxas de juros são bem baixas, já que para a instituição financeira esse empréstimo é um negócio seguro com baixa possibilidade de inadimplência, já que o pagamento da parcela é descontado direto do salário. E por último mas não menos importante, o prazo para o pagamento costuma ser mais longo e isso pode facilitar o planejamento financeiro já que as parcelas vão ser distribuídas por vários meses e se diluir em valores um pouco menores por mês.

Já entre as desvantagens de contratar um empréstimo para servidor público está justamente no fator que influencia a principal vantagem. Parece estranho, né? Mas calma, vou explicar: os juros baixos que são uma grande vantagem existem porque o negócio é seguro para a financeira, já que ela desconta a parcela direto do pagamento do benefício do servidor público, certo? Nesse caso, se acontecer algum imprevisto, o servidor não consegue renegociar a data e nem atrasar o pagamento

Além disso, se por algum motivo o servidor público perder o emprego, saindo da instituição seja ela federal, municipal ou estadual, ele precisa quitar o empréstimo de uma vez só. Pode ser um peso considerável no orçamento para quem não está esperando, não é mesmo?

Qual a melhor modalidade de empréstimo para servidor?

Na hora de decidir qual é o empréstimo ideal para você, é preciso comparar muito. Para encontrar a melhor opção, é preciso considerar sempre a relação de custo e benefício do valor das parcelas mensais x o valor total da dívida comparado ao valor total que você vai pagar no empréstimo, para ver se as taxas de juros não estão sendo abusivas.

Quanto a isso, a modalidade de empréstimos destinada especificamente para servidores públicos têm, sem dúvidas, taxas bastante competitivas. Porém, para quem está com alguma situação familiar onde pode ter imprevistos, como algum parente doente ou chances de aumentar a família talvez um empréstimo que comprometa automaticamente parte da sua renda sem chances de negociação de prazos não seja uma boa ideia. Nesse caso, procurar empréstimos com negociações mais flexíveis pode ser uma boa ideia. Aí surgem outras opções de empréstimos pessoais, como o empréstimo com garantia de imóvel, que está entre as soluções com as menores taxas do mercado.

Se você está procurando por soluções de empréstimo online para servidor público negativado, uma boa ideia na hora de comparar as ofertas do mercado e encontrar a que melhor se encaixa nas suas necessidades, é abusar do simulador de empréstimo consignado para servidor público. Boa parte das financeiras oferece seu próprio simulador no site, onde você consegue ter uma boa noção dos valores e quantidades de parcelas do seu empréstimo.

Vantagens de pegar um empréstimo com a Bcredi

As 3 maiores vantagens de contratar um empréstimo com a Bcredi são segurança, rapidez e ótimas taxas. Bem atrativo, né? Pois então vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Segurança: uma das primeiras dúvidas de quem pensa em contratar um empréstimo na Bcredi, uma fintech, empresa financeira digital, com contratação 100% online é sobre a segurança de contratar crédito com a Bcredi. Por ser uma empresa que nasceu dentro da Cia Hipotecária Barigui e, mesmo não sendo mais parte do grupo ainda continua com uma forte parceria, a Bcredi tem uma estrutura bastante sólida. Além disso, tem mais de 10 anos de experiência com o crédito com garantia de imóvel e toma o máximo de cuidado com a hospedagem das suas informações. Então não precisa se preocupar porque contratar crédito online com a Bcredi é seguro, sim!

Rapidez: Depois de usar o nosso simulador de empréstimo online e encontrar a negociação que mais combina com o seu orçamento, a Bcredi avalia a proposta e o imóvel indicado como garantia e faz o contrato. Assim que o negócio estiver fechado e o contrato assinado, o dinheiro está na sua mão em até 10 dias úteis.

Ótimas taxas: Por trabalhar com uma modalidade de baixo risco como o empréstimo com garantia de imóvel, nós conseguimos taxas bastante competitivas e estamos entre as melhores do mercado. 

Deu pra ver que o empréstimo para servidor público pode ser realmente uma ótima opção mas, às vezes, não é tão facilitada, já que está atrelada à instituição financeira conveniada ao trabalho do servidor, a qual pode não ter as melhores taxas praticadas nessa modalidade e aí, encontrando valores melhores no mercado ele precisa pedir portabilidade e entrar em um processo um pouco burocrático. Então, lembre de avaliar bem as ofertas e, se você estiver buscando por soluções com crédito rápido, seguro e boas taxas, considere outras modalidades. Inclusive, aproveite para fazer uma simulação com a gente!

Caique Cabral

Formado em marketing e amante das letras, vejo o conteúdo como uma fonte de informação que nunca seca. Escrevo sobre finanças para além de números, sempre em busca das melhores soluções para a vida financeira das pessoas.

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *