Empréstimo para pequenas empresas: alternativas para sobreviver à crise

Empréstimo para pequenas empresas

Se você quer começar, expandir ou manter sua pequena ou média empresa, principalmente em um momento de crise, um empréstimo pode ser a alternativa perfeita para você. Saiba mais sobre as opções e como escolher a opção ideal.

Atualmente, investir no próprio negócio é mais do que apenas uma opção de sustento: é a realização de um sonho, é um investimento que pode durar para toda a vida, é a transformação de uma paixão em realidade. Mas para fazer esse sonho se tornar realidade, diversas coisas são necessárias: uma boa ideia, um plano de negócios sólido, documentação em dia e, o mais importante, dinheiro. E muitas vezes o dinheiro necessário para investir no próprio negócio, seja para começá-lo ou expandi-lo, está fora do que somos capazes de economizar a longo prazo.

É por isso que existem diversas opções de empréstimo fácil para que pequenos e médios empreendedores possam seguir em frente com seus negócios. E, em momentos de crise, essas opções se mostram ainda mais importantes, já que elas podem ser um fator decisivo para o equilíbrio do orçamento e a sustentação do empreendimento.

Se você quer saber mais sobre essas opções e como elas podem te ajudar a começar e manter sua pequena ou média empresa, continue lendo!

Antes da escolha

Na hora de escolher qual é a melhor opção para você e para a sua empresa, é importante que você saiba qual é a principal finalidade desse dinheiro: abertura de negócio, expansão, investimento em estrutura, folha de pagamento… Essa decisão é necessária devido ao fato de que algumas linhas de crédito exigem um destino específico antes de disponibilizar o dinheiro, e por isso, são necessárias diferentes formas de comprovação dessa finalidade. Se você tem necessidades específicas, linhas de crédito mais restritas são melhores por garantirem que o dinheiro seja exclusivamente utilizado para a finalidade desejada e evita eventuais problemas, mas se você precisa que esse dinheiro atenda à diferentes necessidades, também existem opções com mais flexibilidade e que não exigem uma finalidade específica do valor fornecido.

Analisar e comparar os principais fatores de cada uma das opções também é muito importante, já que existem variações amplas em valores mínimos e máximos, prazos de início do pagamento e da duração do parcelamento, taxas de juros, entre outros. Todas as opções tem seus pontos positivos e negativos, e é essa comparação que vai fazer a diferença na sua decisão final.

PRONAMPE – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O PRONAMPE é um programa do governo federal, instituído em maio de 2020, que disponibiliza linhas de crédito para pequenas e médias empresas. Ele foi criado em meio à crise econômica decorrente da pandemia da COVID-19, e busca ajudar os empreendedores a se manterem em meio às dificuldades da crise, para que a economia possa voltar a ativa após esse período. 

O valor do empréstimo disponível é de até 30% da receita bruta anual registrada em 2019, e para empresas com menos de um ano de funcionamento, o limite é de até 50% do capital social ou até 30% da média do faturamento mensal, de acordo com o que é mais vantajoso. 

Esse valor pode ser usado para investimentos e capital de giro isolado, ou associado ao investimento. Ou seja, pode ser utilizado para investimentos de estrutura, como a compra de equipamentos ou reforma e/ou para despesas operacionais, como pagamento de contas e de funcionários, compras de mercadorias e matérias primas, entre outras, e não pode ser utilizado para a distribuição de lucros e dividendos entre os sócios. O prazo máximo de pagamento é de 36 meses e a taxa de juros máxima é de Selic + 1,25% ao ano.

Linhas de crédito do BNDES

Em parceria com bancos privados e fintechs, o BNDES repassa valores liberados pelo governo federal para ajudar pequenas e médias empresas a se sustentarem em meio à crise da pandemia. Nessa categoria, existem algumas modalidades diferentes de crédito, cada uma com uma função específica: crédito para pequenas empresas, suspensão de pagamentos e crédito para folha de pagamento.

O crédito para pequenas e médias empresas é focado no capital de giro, fornecendo fundos para manter a operação, com juros de em média 15% ao ano. Já a opção de suspensão de pagamentos permite que as amortizações de empréstimos já contratados com o BNDES sejam “congeladas” por até 6 meses. E a opção de crédito para folha de pagamento permite financiar até 2 meses de gastos com funcionários, e exige uma garantia de que esses empregos serão mantidos. 

Crédito com garantia de uso livre

Essa modalidade de empréstimos é uma das mais indicadas para quem não quer se comprometer com um fim específico para o dinheiro, e precisa que ele cubra diversas frentes no seu negócio: como o uso do dinheiro é livre, e flexibilidade é maior e torna mais fácil designar sua finalidade de acordo com as necessidades específicas do momento.

E uma das opções mais indicadas dentro das alternativas de uso livre é o empréstimo com garantia de imóvel, como o da Bcredi. Nesse empréstimo online, você apresenta um imóvel residencial ou comercial como garantia de pagamento, mas continua livre para utilizá-lo como preferir, através da alienação fiduciária. Com essa garantia, a taxa de juros do empréstimo é de a partir de 0,80% ao mês, uma das mais baixas do mercado, e o prazo de pagamento é maior, de até 180 meses. Para saber se essa é a opção ideal, você pode simular empréstimo através do site da Bcredi e entender como o CGI pode te ajudar.

Planeje-se!

Fazer empréstimo é uma excelente opção para começar, manter ou expandir o seu negócio, mas não é uma decisão que deve ser tomada no impulso. É essencial que seja feito um planejamento financeiro extenso, tanto das finanças atuais quanto das perspectivas para o futuro – isso garante que o dinheiro do empréstimo seja bem utilizado e que o pagamento futuro dele possa acontecer da melhor maneira possível, evitando ainda mais problemas financeiros para você e o seu negócio. Uma simulação de empréstimo também ajuda a entender melhor como cada opção funciona e pode fazer toda a diferença na hora de tomar sua decisão.

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *