Empréstimo com Garantia de Imóvel não é Hipoteca: entenda a diferença

Você sabia que hipoteca e Crédito com Garantia de Imóvel são coisas diferentes? A confusão entre os termos existe, mas nós explicamos a diferença para você.

Você já parou pra pensar como a palavra hipoteca se tornou um vilão e como tanta gente tem medo dela? Pois é, mas saiba que não existe motivo para todo esse medo, viu? Ela ganhou esse perfil assustador quando, em 2008, nos Estados Unidos, a chamada “bolha americana” explodiu, levando o país a uma crise econômica generalizada por causa das hipotecas subprime, também conhecidas como “hipotecas podres”. O que aconteceu foi que muitos bancos emprestaram valores mais altos que o próprio valor do imóvel e também para quem não podia pagar.

Então por isso muita gente pensa que colocar seu imóvel como garantia em um empréstimo significa que tem grande risco de perdê-lo. Mas esse pensamento não está correto, especialmente porque não é vantajoso para a instituição financeira tomar um imóvel. A intenção e o interesse das instituições é ajudar quem deve a cumprir com o pagamento da sua dívida.  

Além disso, aqui no Brasil, os valores dos empréstimos são controlados e, geralmente, correspondem até 50% do valor do imóvel em garantia. O que faz com que o caso de imóveis retomados seja quase irrelevante; já que não há razão para “perder” o patrimônio por metade do seu valor.  

Ou seja, agora que você sabe disso, fica fácil entender por que a estratégia americana não deu certo e a bolha estourou. A culpa não foi da hipoteca, mas sim, da falta de critério dos bancos em concedê-las.

Entendendo a diferença entre hipoteca e Empréstimo com Garantia de Imóvel

Aqui na Bcredi oferecemos o Crédito com Garantia de Imóvel, também conhecido como refinanciamento. No que diz respeito ao conceito, essa modalidade de crédito é confundida com a hipoteca, mas os conceitos são diferentes e nenhuma delas é esse bicho de sete cabeças, como você vai entender já, já.

Antes de mais nada, é importante destacar que a hipoteca não é uma modalidade de crédito; é uma forma de contratar crédito aliado a um colateral, a uma garantia.  O Crédito com Garantia de Imóvel também consiste em oferecer um imóvel como segurança para contratação de crédito. A diferença está justamente nesta nova garantia que se estabelece entre as partes neste caso: a alienação fiduciária. Esta nova forma de contratar o crédito surgiu como opção às várias barreiras legais que deixam os trâmites da hipoteca lentos e muito trabalhosos.

Manter o nome do credor vinculado ao imóvel até que se quite o empréstimo trouxe mais segurança aos credores e benefícios aos devedores: taxas, prazos e condições melhores. Isso porque a garantia reduz o custo da operação e, com isso, a instituição pode cobrar taxas menores.

empréstimo com taxas lá embaixo

O que é hipoteca?

Para que você entenda melhor o conceito de hipoteca e como é possível conseguir crédito usando o seu imóvel como garantia, confira o vídeo abaixo. A gerente de marketing da Bcredi, Ana Victória Guarinello, explica:

  • Como surgiram os mitos sobre a hipoteca;
  • A diferença entre a hipoteca e o crédito com garantia de imóvel;
  • Como os índices de inadimplência são reduzidos nessa modalidade de crédito;
  • A intenção da instituição financeira não é ficar com o imóvel, e por isso só o utiliza como garantia;
  • É possível contratar um crédito inteligente e saudável.

Vale a pena optar pelo refinanciamento?

O Crédito com Garantia de Imóvel é uma linha de crédito indicada por consultores, pois, além de ter os juros mais baixos, oferece um dos prazos mais longos para pagamento.  Mesmo assim, quando se fala em colocar o imóvel como garantia, muita gente pensa: “O banco ou a instituição financeira querem tomar minha casa”. Na verdade, é exatamente o contrário, tanto que o índice de imóveis que efetivamente vão a leilão é muito baixo no Brasil. O imóvel para o credor funciona como a rede para o trapezista: ele tem a segurança de saber que ela está ali, mas não pretende usá-la.

Mas pode ter certeza: oferecer um imóvel como garantia é uma forma inteligente de baratear o custo do dinheiro que você precisa. Aqui na Bcredi, você encontra as melhores opções de crédito saudável em serviços como o Crédito com Garantia de Imóvel. Pode confiar, porque a gente sempre vai estar ao seu lado para te ajudar a quitar a dívida da melhor maneira para você e para o seu bolso!

Aqui a gente descomplica para você!

Viu só? Visite nosso site e faça uma simulação.

Julia Broens

Seguidora fiel do mundo financeiro, de inovação e tecnologia, escrever sempre foi uma das minhas grandes paixões. Sou formada em Comunicação Organizacional e acredito que a boa comunicação é fundamental para descomplicarmos o universo financeiro

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários