Serviços que podem ajudar a cuidar da sua gestão financeira

Juno Soluções de Pagamento Online

30 de setembro de 2019

A tecnologia facilita nossa vida pessoal e das empresas em todos os aspectos, mas seu papel no crescimento da empresa tem muito a ver com a possibilidade de tornar as rotinas de gestão financeira escaláveis.

E o que isso quer dizer? Para que sua operação seja capaz de escalar, ela precisa atender mais clientes sem a necessidade de crescer em recursos na mesma proporção. Isso faz com que seus ganhos cresçam mais que o investimento em estrutura, isso não quer dizer simplesmente cortar custos, mas sim trabalhar de uma maneira inteligente, automatizado ou simplificando rotinas de gestão financeira.

Nós sabemos que essa gestão é o calcanhar de Aquiles de muitas pessoas e empresas. Nem sempre é fácil se encontrar em meio a tantos números e planilhas, mas essa organização é importante para saber se seu negócio está gerando lucro e conseguir fazer previsões.

Fizemos uma lista com algumas empresas e aplicativos que oferecem serviços que podem facilitar a sua gestão financeira, e retomar o controle sobre o seu dinheiro e melhorar a rotina de seus processos. 

Faça sua contabilidade online

Arcar com as mensalidades de um contador pode pesar no orçamento da sua empresa, ainda mais para quem acabou de abrir e precisa fazer outros investimentos até que tenha um retorno financeiro.

Uma alternativa são as empresas de contabilidade online, a Contabilizei é uma dessas empresas que oferecem esse serviço, já que a tecnologia facilita o acesso à contadores de qualquer localidade e automatiza o registro de várias rotinas contábeis.

Organize seus gastos e recebimentos diários

Esses serviços podem ser acessados no computador ou diretamente no seu celular, eles sincronizam seus dados de bancos e cartões de crédito para organizar todos os seus gastos diários mostrando seu padrão de gastos.

Com esse monitoramento você consegue identificar melhor quais são as áreas em que gasta mais, oportunidades para economizar e prever o quanto você precisa ter entrando na sua conta todos os meses para cobrir seus gastos médios.

Tem opção para todos os gostos, te ajudando na gestão financeira pessoal ou empresarial, a escolha vai depender da usabilidade:

  • Guia Bolso: aplicativo gratuito de celular.
  • Mobills: plataforma web e mobile, planos para pessoa física e corporativo.
  • Meu dinheiro: plataforma web com versão gratuita para um único usuário, mas também oferece plano família por uma pequena mensalidade por mês.

Gerencie sua empresa com sistemas ou plataformas de gestão

Os aplicativos de organização financeira citados acima são úteis para gestão pessoal ou de pequenas empresas, que tem um fluxo menor de entrada e saída de dinheiro, já para empresas um pouco maiores, esse fluxo pode começar a se tornar complexo. Por isso, o recomendado é investir em um sistema de gestão. Esses sistemas costumam agregar diferentes funcionalidades como fluxo de caixa, controle de estoque e módulo financeiro.

  • Celero: não é um sistema de gestão, mas sim uma plataforma de gerenciamento financeiro que oferece ferramentas como fluxo de caixa, emissão de cobranças, pagamento de contas e relatórios financeiros.
  • VHSYS: sistema de gestão que inclui funcionalidades como controle de estoque, gestão de vendas e emissão de NF-e.
  • Tático ERP: Sistema de gestão com soluções diferenciadas para diferentes segmentos como atacadista, moveleiro e agências digitais.

Receba de seus clientes sem banco

Uma maneira de impulsionar suas vendas e ter mais dinheiro entrando na sua conta é oferecendo mais meios de pagamento para seus clientes, como boleto bancário e cartão de crédito. 

É possível fazer isso com os bancos, mas o processo é burocrático pois exige a criação de uma carteira de cobranças e o controle de arquivos de remessa e retorno, sem falar nas cobranças canceladas e taxas de manutenção. Mas, existe um jeito melhor e mais fácil de receber de seus clientes usando intermediadoras de pagamento, como a Juno.

Usando a Juno para emitir suas cobranças, você só paga por boletos pagos e não precisa fazer todo o processo de arquivos de remessa e retorno, nem se preocupar com integrações específicas com diferentes bancos. Você pode fazer seu cadastro com CPF ou CNPJ.

Consultoria para negócios 

O Sebrae oferece consultoria para empresas de todos os tamanhos, em alguns casos esses atendimentos são até gratuitos. Vale muito a pena se você está no começo do seu negócio e precisa entender como organizar sua empresa para que ela tenha potencial de crescimento.

Contas a pagar

Esquecer de pagar uma conta pode gerar gastos desnecessários com multas e juros, usando aplicativos como o BillTracker ou Bills Reminder você consegue marcar seus pagamentos no calendário e receber lembretes.

Emissão de notas fiscais

Dependendo do sistema ou serviço que você escolher, pode ser que a emissão de notas fiscais já esteja incluído nas funcionalidades, como no caso da Contabilizei (contabilidade online), da Celero (plataforma de gestão) ou VHSYS (sistema de gestão) que citamos nos tópicos anteriores.

Gestão de estoque 

A gestão de estoque está diretamente relacionada à sua gestão financeira. Já que o tempo que leva entre o produto entrar e sair do seu estoque interfere no prazo que você tem para receber o retorno das suas vendas. O ideal é sempre tentar gerenciar o estoque de uma maneira que esse tempo seja encurtado e otimizado, sempre mantendo produtos que tem mais demanda disponíveis e liquidando itens parados.

Aqui entram novamente os sistemas de gestão, que conseguem já incluir essa ferramenta em seu serviços.

Gestão para MEI

Se você é MEI pode contar com plataformas que são específicas para as suas necessidades, já que a tributação e controle financeiro é um pouco diferente. Com o MEI Fácil onde você pode criar seu CNPJ e organizar todas as suas obrigações de microempreendedor.

Empréstimo para investir na sua empresa

Fintechs como a Bcredi simplificam empréstimos concedendo crédito com garantia de imóvel, com menor juros e menos burocracia. A melhor opção se você precisa trocar dívidas pesadas por uma mais saudável ou investir na sua empresa.

Aproveite a tecnologia para otimizar sua gestão financeira e ter mais tempo para focar nas atividades principais do seu negócio ou mesmo para aproveitar um descanso! 

Juno Soluções de Pagamento Online

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *