Cuidados na compra de um imóvel na planta, novo ou usado

Bcredi

29 de junho de 2017

Atualizado em: 6 de setembro de 2019

Independentemente do tipo do imóvel, há passos importantes que devem ser seguidos antes de fechar negócio.

A compra de imóveis ainda na planta é a primeira fase do ciclo de vendas de um empreendimento. Por essa razão, é nessa fase que são negociados os melhores valores para a compra do imóvel. É a etapa na qual a construtora “testa” a aceitação pelo produto e em quais condições ele será aceito pelo comprador. Para quem opta por um investimento neste formato, é importante atentar-se ao histórico da construtora, pois é uma garantia de que aquilo que está no papel será concretizado. Pesquise por outros imóveis que ela já tenha construído e procure pela opinião de outros compradores. Questione também o prazo para a entrega e exija que ele conste em contrato, pois o eventual atraso pode comprometer o seu investimento.

A documentação também é importante. Todo projeto de construção civil deve ter o memorial de incorporação da obra. Sem este documento, não há garantias de que a obra está aprovada junto aos órgãos de fiscalização. Na dúvida, procure uma assessoria jurídica, que pode averiguar esse trâmite facilmente. Este cuidado também vale para quem vai comprar um imóvel novo, que já está pronto, porém ainda pertence à construtora.

Nesta etapa, a visita ao imóvel é fundamental. Avalie as condições da estrutura, os acabamentos, abra torneiras e teste a iluminação, se possível. Verifique se há focos de infiltração, rachaduras ou outras imperfeições decorrentes da fase de obras. Pergunte ao corretor por que razão aquele imóvel não foi vendido antes.

Já para quem vai comprar de imóvel usado, a verificação elétrica, hidráulica, das portas, janelas, pisos e paredes é importantíssima. Por se tratar de um imóvel que já abrigou moradores, é comum apresentar desgastes decorrentes do tempo e do uso. Avalie o quanto estes danos podem custar em uma eventual reforma. Com relação à documentação, é importante consultar todas as certidões negativas (ações cíveis, fiscais, criminais e trabalhistas; débitos junto ao INSS e Receita Federal; débitos condominiais) e a certidão do imóvel, que pode ser consultada no cartório no qual o imóvel está registrado.

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *