Crédito pode ampliar atuação das mulheres empreendedoras no Brasil

Bcredi

22 de setembro de 2017

Atualizado em: 6 de setembro de 2019

Apesar de serem maioria à frente de empreendimentos brasileiros, as mulheres encontram mais dificuldades que os homens para prosperar no mercado. Vamos mudar isso.

As mulheres lideram o mercado de criação de empresas no Brasil, segundo o último levantamento realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), em conjunto com o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). Elas respondem por 51,5% das empresas inauguradas nos últimos quatro anos e, ao contrário dos homens, costumam abrir um empreendimento mais em busca de oportunidade do que por necessidade.

Em outro estudo realizado pelo Serasa Experian, até 2015 as mulheres empreendedoras já somavam 5,6 milhões, ou 8% da população feminina do Brasil, com idade média de 44 anos e renda média de R$ 6.5000. Áreas antes dominadas pelos homens contam com presença feminina cada vez maior. Elas já são maioria em cursos dos setores de têxtil e vestuário, alimentos e bebidas, couro e calçados. Atualmente, cerca de 30% de todos os negócios privados do mundo são operados ou têm como idealizadora uma mulher. Inclusive a Bcredi 🙂

Desafios para as mulheres empreendedoras

Porém, nem tudo são flores do caminho do empreendedorismo feminino, como demonstra o relatório da pesquisa brasileira. Isso faz com que o sucesso de um empreendimento liderado por mulher, quando acontece, seja duplamente exitoso: pela dificuldade do negócio em si, e pela dificuldade de ser empreendido por uma mulher, com todas as outras atribuições que ainda são acumuladas por elas. Segundo o estudo, embora consigam criar negócios na mesma proporção que os homens, as mulheres encontram mais espinhos para fazer seus empreendimentos prosperarem.

De acordo com o relatório, “tal fenômeno pode estar associado a condições como preconceito de gênero, menor credibilidade pelo fato de o mundo dos negócios ser tradicionalmente associado a homens, dificuldade maior para conciliar demandas da família e empreendimento e, principalmente, na falta de acesso a crédito e financiamento: o investimento desigual por parte de instituições financeiras”.

A Bcredi faz parte desse movimento de empoderamento feminino no mundo dos negócios. Aqui, as mulheres estão presentes em todas os setores: inclusive nos cargos de alta direção. Isso significa mais empatia para entender as necessidades delas. E uma clareza do propósito: colaborar com a oferta de crédito para que mais mulheres empreendedoras possam desenvolver seus negócios.

Se você precisa de crédito pra tirar uma ideia do papel, fale com a gente 🙂

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *