Contabilidade digital: como aplicar no meu negócio?

contabilidade digital

Uma das necessidades que as empresas precisam lidar nesse momento moderno é saber como aplicar contabilidade digital em seus negócios. Afinal, esse é um recurso cada vez mais popular e que pode ajudar a resolver um dos principais problemas que as empresas do momento possuem.

Isso é muito simples de entender quando consideramos que, em média, uma empresa no Brasil gasta ao redor de 2.000 horas para poder preencher todos os seus impostos. Assim, investir em modalidades de contabilidade que possam facilitar o processo é muito útil para trazer uma vantagem competitiva que outros negócios não possuem.

Conheça algumas das obrigações fiscais das pequenas e médias empresas.

Quer aprender como aplicar contabilidade digital na sua empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é a contabilidade digital?

A contabilidade digital é uma nova maneira de trabalhar com a contabilidade em um cenário tecnológico mais avançado. Basicamente, ela consiste no uso de tecnologias recentes para poder otimizar os resultados do trabalho contábil.

Isso é importante pois existe uma diferença básica entre a contabilidade digital e a contabilidade online. De certa forma, os dois termos se cruzam em certo momento. No entanto, os temas não são a mesma coisa.

A contabilidade digital, como mencionado, é focada no uso de tecnologias inovadoras para otimizar o trabalho contábil. É importante ter isso em mente pois ajuda a entender melhor quais as vantagens que o sistema traz.

Por isso, a contabilidade digital consiste na utilização de conceitos tecnológicos avançados que ajudam a otimizar a demanda contábil. Por exemplo, atualmente um bom escritório de contabilidade digital utilizará ferramentas de Inteligência Artificial, computação em nuvem, automação de tarefas e análise de dados.

No entanto, a contabilidade online não consiste necessariamente na utilização de várias tecnologias, mas sim no uso da Internet como um meio de comunicação entre o escritório e o seu cliente. Assim, os documentos serão digitalizados e tratados pela Internet, mas não será necessariamente um conceito de contabilidade digital, pois não há otimização do trabalho com o uso de tecnologias específicas.

Algo parecido acontece com o marketing digital. Por exemplo, a agência especializada Planejador Web explica que o marketing digital é aquele que usa ferramentas digitais, como o Inbound Marketing, para conseguir clientes. Técnicas antigas, como o uso de anúncios, até podem ser aplicadas no segmento digital, como as redes digitais, mas são apenas técnicas de marketing antigas atualizadas em um novo contexto.

Quais as suas vantagens?

Existem muitas vantagens para quem sabe como aplicar contabilidade digital em um negócio. Veja a seguir algumas delas!

Aumento de produtividade

Um dos principais benefícios do uso da contabilidade digital é o fato de que há um aumento de produtividade na demanda contábil de uma empresa. Ou seja: o trabalho necessário para lidar com os encargos tributários e outras responsabilidades por parte do negócio.

Portanto, em vez de gastar aquelas 2.000 horas com o trabalho, como vimos antes, se perde muito menos tempo nesses assuntos. Para a empresa, sobra mais tempo e energia para focar em outras coisas.

Menos custo

Como há um aumento de produtividade, é claro que há uma redução de custo na tarefa. Afinal, leva-se menos tempo para executar o mesmo custo e tempo é dinheiro, não é mesmo?

Na prática, como é comum terceirizar as demandas contábeis da empresa, isso significa que a empresa pagará menos na fatura do escritório de contabilidade pois eles terão menos custo para realizar o trabalho.

Menos erros no trabalho

Além do trabalho ser feito em menos tempo e com menos custos, a contabilidade digital ainda garante uma melhor precisão na execução das funções. Afinal, as ferramentas digitais podem conferir informações mais facilmente, comparar dados e garantir que está tudo em ordem, no prazo correto e sem erros.

Como aplicar contabilidade digital no seu negócio?

Agora que já entendemos o que é e quais suas vantagens, é hora de entender como aplicar contabilidade digital no seu negócio. Para isso, é importante encontrar uma empresa parceira que possa executar a função para você.

Afinal, dificilmente a aplicação da contabilidade digital será feita por um departamento de contábil interno. Ou seja: seu negócio não irá manter um departamento completo de contabilidade internamente, pois isso é muito caro. Portanto, o serviço será terceirizado.

O segundo ponto para isso é adaptar os funcionamentos da sua empresa para se ajustar ao contexto contábil. Por exemplo, se o seu negócio costuma trabalhar com documentos físicos, será necessário começar a digitalizá-los para poder trocá-los com o escritório que prestará serviços para você nessa área.

Agora que você já sabe como aplicar contabilidade digital na sua empresa, é hora de procurar por um bom escritório que ofereça esse serviço. Lembre-se de não confundir a contabilidade digital com a contabilidade online, pois os mecanismos delas não é necessariamente o mesmo e isso pode trazer resultados diferentes dos esperados.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *