Como trocar dívida cara por uma mais barata?

Você tem dívidas para pagar e não está dando conta do recado? Saiba nesse artigo como você pode sair dessa situação, trocando juros altos por juros mais baixos, e aliviar seu orçamento!

Em abril de 2020, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, aponta que 66% dos brasileiros possuem dívidas e que 77% delas são com o cartão de crédito. Nesse contexto, é comum que as pessoas se perguntem como trocar uma dívida.

Isso é preocupante porque, a dívida com cartão de crédito, ou a utilização do cheque especial são as contas que possuem os juros mais elevados entre as operações de crédito. Se você não paga o valor total da fatura no cartão, ou usa o cheque especial durante muito tempo, essa dívida vira uma bola de neve. Aí, é preciso planejamento para se livrar dessas contas pesadas.

Empréstimo permite trocar dívida

Uma das opções para quitar essas dívidas caras e voltar a ter mais dinheiro no fim do mês é fazer um empréstimo. Você pode até se perguntar se é realmente vantajoso fazer uma nova dívida. A gente explica que sim, o empréstimo certo, com juros mais baixos, parcelas menores e mais prazo para pagar são uma ótima saída.

Essa inclusive é uma medida recomendada por economistas: sempre que estiver endividado e os débitos tiverem a incidência de juros altos, é melhor pegar um empréstimo com taxas menores. Isso porque, com dinheiro na mão, você consegue negociar o pagamento das dívidas à vista, o que garante um bom desconto no saldo devedor total.

Para você entender como isso funciona na prática, conheça a história do Celso Ricardo, cliente Bcredi, que utilizou um empréstimo para quitar dívidas que se acumularam e conseguiu reduzir em mais de 50% o valor mensal que dedicava ao pagamento de dívidas. Isso porque ele fez um empréstimo com garantia de imóvel, o que permitiu pagar as dívidas e ficar com apenas uma prestação mensal, muito mais barata que todas as contas que pagava antes. Isso é o que queremos dizer com “trocar dívida”.

Que tal trocar sua dívida cara por outra mais leve?
Use nossa calculadora para trocar dívidas e descubra como isso é possível!

Compare as taxas de juros

Basta ver as taxas do cartão de crédito e do cheque especial para entender que esse tipo de dívida não é uma boa ideia. Os juros do crédito rotativo do cartão chegam a 300% ao ano, enquanto o cheque especial tem juros de 150% ao ano. O cálculo é feito a partir de juros compostos, o que agrava ainda mais a situação. Na prática, esses dados indicam que a sua dívida vira uma “bola de neve” pelo acúmulo mensal.

Quando você avalia as modalidades de empréstimo com garantia, como o Crédito com Garantia de Imóvel, a taxa de juros mensal começa em 0,99% ao mês mais a correção da inflação. Isso faz com que a modalidade tenha juros médio de menos de 20% ao ano. Muito mais barato, não é?

Isso acontece porque, ao apresentar um imóvel como garantia, a operação fica com risco muito menor, o que diminui a taxa de juros. Além disso, você consegue emprestar um valor maior do que os empréstimos pessoais e tem mais prazo para pagar, o que resulta em uma parcela bem menor. Esse tipo de empréstimo é ideal para você liquidar as dívidas caras.

Empréstimo online, mais barato e com prazo maior

A Bcredi é uma fintech especilista em crédito imobiliário. Isso significa que os processos são mais flexíveis do que nos bancos tradicionais, além de serem mais ágeis, já que você consegue resolver boa parte das questões de documentação diretamente pela internet, tendo contato direto com um consultor especializado, que vai te ajudar ao longo da contratação.

Se você quiser saber mais sobre como pode usar seu imóvel como garantia para quitar dívidas, acesse nosso artigo. Mas se você já optou por essa solução e quer ter uma ideia do valor de empréstimo que você consegue pegar e como ficaria o valor das parcelas, acesse nosso site e faça agora mesmo uma simulação de empréstimo online e totalmente gratuita!

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *