Como ter cartão de crédito com o nome sujo?

mulher segurando cartão de crédito
Caique Cabral

16 de setembro de 2019

O cartão de crédito pode ser muito prático, porém às vezes é o grande vilão das dívidas, né? Se você aprendeu isso na prática e ficou negativado por uma dívida do cartão, não tem problema. Vamos contar como fazer cartão de crédito com nome sujo. Confira! 

O cartão de crédito é um velho criador de polêmicas quando o assunto é gestão de finanças pessoais. É um dos principais culpados pela inadimplência dos brasileiros mas pode ser um grande aliado na hora de fazer compras online, por exemplo, ou pagar seus serviços de streaming, como Netflix e Spotify, de maneira prática e rápida. Como o boleto bancário demora até 3 dias para processar o pagamento e muitos sites (principalmente os internacionais) ainda aceitam apenas cartão de crédito, quem não conta com esse amigo polêmico às vezes deixa de aproveitar boas oportunidades de compra. Bom, sabendo que o cartão de crédito pode ser um bom aliado, mas que é preciso ter cuidado para não perder o controle e se endividar, surgem outras perguntas: e quem já tá endividado, pode ter um cartão? Como ter cartão de crédito com o nome sujo?

O ideal mesmo é limpar o nome para depois procurar um cartão. Porém, sabemos da comodidade que ele traz e por isso vamos te ajudar a entender tudo sobre cartão de crédito com restrição e como conseguir um cartão de crédito com nome sujo. Confira a seguir:

É possível abrir uma conta com nome sujo?
Como ter um cartão de crédito com o nome sujo?
Qual o objetivo da consulta ao CPF no Serasa ou SPC?
Como limpar meu nome no SPC?

É possível abrir uma conta com nome sujo?

Quando você faz seu cadastro no banco, seja para ter uma conta corrente, poupança ou pedir um cartão de crédito, você envia muitos documentos, comprovantes de residência e renda e, a partir disso, bem como de consultas no Serasa e no SPC, a instituição financeira aprova ou não o seu pedido. Tudo isso é feito para que o banco tenha uma garantia de que você é um bom pagador e vai usar os serviços deles da melhor maneira possível.

Em geral, existe sim a possibilidade de abrir uma conta corrente em banco mesmo tendo o nome sujo. Porém, o banco também tem a escolha de não aprovar seu cadastro e isso depende tanto do seu histórico financeiro (qual é o tamanho da dívida e a quanto tempo ela acontece, quantos credores você tem, etc) e score de crédito, quanto de políticas de aprovação de crédito do próprio banco. Isso porque as contas correntes normalmente têm um pacote de vantagens para os clientes, como cheque especial e cartão de crédito pré-aprovado. Alguns bancos também ofertam modelos de contas com pacotes de vantagens mais básicos ou sem nenhum desses serviços, como as contas de pagamento ou contas salário, em que os usuários apenas recebem os depósitos de pagamento, fazem saques e transferências e movimentam seu saldo através da função débito. Abrir uma conta poupança já é um pouco mais fácil, pois elas não contam com limites de cheque especial nem crédito pré-aprovado que as contas correntes normalmente têm.

Porém, para saber se o banco vai aprovar a abertura da conta corrente, é preciso procurar um gerente da instituição financeira, se informar, questionar e até tentar uma negociação. E se você ouvir um não como resposta, não desanime! Outros bancos ainda podem ter opções de contas que se encaixem nas suas condições, por isso, continue tentando.

Como ter um cartão de crédito com o nome sujo?

Está negativado e se perguntando o que fazer para conseguir um cartão de crédito? Então você está no lugar certo! Pedir um cartão de crédito com nome sujo pode ser difícil nos modelos convencionais, mas existem algumas outras boas soluções para quem está nessa situação:

1- Cartão de crédito pré-pago

O cartão pré-pago é uma boa opção para quem quer usar o cartão para funções mais básicas, como comprar online. Como o nome já diz, ele é pré-pago, ou seja, você deposita o dinheiro antes, como em uma conta normal. Por isso, ele não tem um limite de crédito aprovado e nem parcela suas compras. A diferença entre o cartão de crédito pré-pago e o cartão de débito está na forma de passar o cartão na maquininha, já que você só pode usar na função crédito e na facilidade em comprar online ou pagar serviços digitais como a Netflix, já que são poucos os sites que conseguem processar pagamentos com cartão de débito ou débito em conta.

2- Cartão de crédito consignado

O crédito consignado é um modelo de empréstimo para servidor público e vem acompanhado de um cartão de crédito onde é depositado o valor aprovado no empréstimo e as parcelas vão sendo descontadas diretamente do holerite do funcionário público. É um empréstimo com juros baixos e pode ser uma boa solução para quem precisa do cartão e já pode aproveitar parte do valor do empréstimo para ir quitando as dívidas. Mas lembre que é uma modalidade de crédito que funciona apenas para servidores públicos, aposentados, pensionistas e militares, e também depende de uma instituição financeira que seja conveniada ao local de trabalho.

3- Bancos digitais

Nem sempre estar com nome sujo significa que você é um mal pagador, sabia? Isso se deve ao chamado score de crédito. Uma espécie de pontuação que recebemos no Serasa a partir do nosso histórico financeiro. Se você está com o nome sujo há pouco tempo, tem uma dívida com apenas um credor, tem todas as outras contas em dia e nunca teve problemas em pagar despesas recorrentes, é provável que seu score de crédito seja bom. Você também pode usar alguns artifícios para tentar aumentar seu score no Serasa, mantendo seu cadastro atualizado, evitando solicitar crédito com frequência e, por fim, limpando seu nome. Se você tiver pressa, consulte seu score de crédito  e, se ele for bom, tente solicitar um cartão em bancos digitais como o Nubank, Next ou o Neon.

Mas qual o melhor banco para fazer um cartão de crédito? Bom, isso depende muito da sua avaliação no Serasa e também do modelo de cartão que você vai escolher. Para cartão pré-pago, o cartão Meu Acesso é uma opção sem consulta no Serasa. Já se você pretende solicitar crédito consignado, busque sempre pelas menores taxas.

Qual o objetivo da consulta ao CPF no Serasa ou SPC?

Como falamos anteriormente, é importante consultar seu CPF no Serasa ou SPC para saber qual é seu score de crédito e, assim, ter uma ideia da chance de aprovação do seu pedido pelo cartão de crédito. Sabendo qual é a sua avaliação, você também tem a chance de melhorar sua pontuação e até de tentar limpar seu nome. Desse jeito, a aprovação do cartão de crédito fica muito mais fácil e você também deixa sua vida financeira mais tranquila, não é?

A consulta do CPF também é uma boa maneira de descobrir se o seu nome foi retirado do SPC quando você limpar, esse processo normalmente leva em torno de 5 dias úteis.

Para monitorar a situação cadastral do seu CPF, existe inclusive um serviço pago no próprio site do Serasa, em que a instituição te avisa sobre o status do seu cadastro, sinaliza situações de risco, se alguém fez alguma consulta ao seu CPF e até se criaram uma dívida em seu nome.

Como limpar meu nome no SPC?

Como já falamos, a melhor opção para quem está com CPF restrito é, antes de tudo, limpar o nome. Para isso, o primeiro passo é ter total consciência do valor da sua dívida e da sua situação financeira. Aproveite nossa planilha de finanças pessoais e organize cada detalhe das suas contas. Depois de organizar as dívidas, uma dica que a gente já deu para quitar a dívida do cartão de crédito, por exemplo, é trocar as dívidas por uma dívida única e mais barata, como o empréstimo pessoal. Nessa hora, uma ótima pedida é o empréstimo com garantia e imóvel da Bcredi, que conta com uma das melhores taxas do mercado, é seguro e tem bons prazos para você pagar.

Como falamos anteriormente, estar com o cadastro negativado pode ser um impeditivo na hora de abrir uma conta corrente com limite pré-aprovado ou conseguir um cartão de crédito. Mesmo assim, existem várias boas opções para quem tem pressa em ter um cartão de crédito como os cartões pré-pagos sem consulta ao Serasa, contas digitais e cartões de crédito consignado.

Mas o melhor é que também existem ótimas formas de limpar o nome e aumentar o score de crédito antes de voltar a usar o cartão, não é mesmo? Então aproveite nossas dicas para organizar sua vida financeira, aproveite a nossa planilha de finanças pessoais e não esqueça de usar nosso simulador de empréstimo online para encontrar a melhor opção de empréstimo com garantia de imóvel para você quitar suas dívidas e limpar seu nome.

Caique Cabral

Formado em marketing e amante das letras, vejo o conteúdo como uma fonte de informação que nunca seca. Escrevo sobre finanças para além de números, sempre em busca das melhores soluções para a vida financeira das pessoas.

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *