Como retomar o controle das despesas pessoais após um período de descuido

Bcredi

10 de agosto de 2017

Atualizado em: 13 de setembro de 2019

A indisciplina na gestão das finanças pode levar à perda de controle. E ao endividamento.

Mesmo as pessoas mais organizadas podem passar por momentos de perda do controle das finanças. O financeiro é apenas um dos aspectos das nossas vidas, e quando um dos vários outros pilares – família, saúde, relacionamentos, trabalho – exige mais do que o normal, é compreensível que a nossa relação com o dinheiro se torne menos disciplinada. É compreensível, mas nada sustentável.

A primeira dica para quem passou por um período de descuido é listar tudo. Anote, ainda que no papel mesmo, todas as despesas, por menores que sejam. Falta de controle gera falta de informações sobre a própria situação. E isso é perigoso para qualquer planejamento. Se você ainda não tem uma planilha para gestão das suas finanças, quem sabe não é a hora de começar um novo hábito?

Mudança de hábito

E por falar em hábito, que tal rever aqueles que você já tem? Pare e pense: o que levou você até essa situação de descuido com as finanças? O que você poderia ter feito diferente para evitar a situação de desconforto na qual você se encontra neste momento? E o que você poderia simplesmente ter evitado fazer?

Tão importante quanto adotar hábitos mais saudáveis é deixar de lado aqueles que você sabe que não são bons. Se você passa mal depois de comer um determinado tipo de alimento, o que você faz? Continua consumindo, mesmo sabendo que aquilo vai cobrar um preço ou tira aquele item da sua lista de compras? Com os hábitos financeiros não é diferente. Se você sabe que abusa do cartão de crédito de forma recorrente, não seria a hora de deixá-lo fora da carteira?

Aproveite para acessar nossa página com materiais educativos e melhore sua saúde financeira.

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Os comentários estão desativados.