Como impulsionar as vendas com as redes sociais?

amigos em uma escada olhando para os celulares com ícones de redes sociais

Você já pensou como as redes sociais podem te ajudar a vender mais? Confira nesse artigo as principais dicas e veja como é possível divulgar seus produtos e serviços pela internet e como a tecnologia pode ser determinante no sucesso da sua empresa.

A tecnologia e os meios digitais mudaram o mundo e, com isso, mudaram também as formas de consumo. Além de as relações entre empresas e público-alvo aconteceren de formas diferentes e cada vez mais próximas, a divulgação, o fortalecimento da marca e as vendas também precisaram de novas estratégias. 

Isso acontece porque, hoje, a internet é determinante na compra e venda de produtos e serviços, fazendo com que proprietários e profissionais de marketing precisem estar atentos e respondam às demandas de seus clientes pelas redes sociais.

Hoje em dia, garantir presença digital, ou seja, estar nas internet e nas redes sociais, é essencial para marcas de todos os portes e setores que querem se firmar no mercado. Garantir a divulgação e o relacionamento digital fortalece os vínculos com o consumidor, contribui para a fidelização dos clientes, gera conteúdo compartilhável e é determinante na hora de realizar estratégias de posicionamento de marca e aumento das vendas.

Mas não basta apenas criar uma página do seu negócio nesses sites: é preciso saber como impulsionar as vendas com as redes sociais e torná-las aliadas no seu planejamento.

Você tem uma empresa e quer saber como a internet pode ajudar você a alavancar os números e garantir o aumento das vendas? Então esse post foi feito para você. Nele você vai aprender como fazer a divulgação dos seus produtos e serviços, qual a importância das redes sociais para sua estratégia e como você pode atrair mais clientes. Ficou interessado? Confira!

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Como divulgar suas vendas?

As redes sociais oferecem diversas possibilidades para você divulgar suas vendas. Além de utilizar recursos como imagens, vídeos e textos, você pode usá-los de formas diferentes. O importante é adaptar as mensagens às formas mais indicadas para cada uma das redes, seja ela Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest ou Linkedin. Veja abaixo algumas formas de fazer isso.

Crie conteúdo relevante

O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital. Ele tem como base oferecer conteúdo especializado e de qualidade para sua persona, ou seja, aqueles que têm as características do seu cliente ideal. Você pode dar dicas para resolver as dores do público e mostrar sua autoridade no ramo em que atua. 

É importante criar diversos formatos, como e-books, infográficos e vídeos que não se limitem a divulgar e querer vender a todo custo: o conteúdo relevante atrai seu cliente para perto e o orienta por uma trajetória de compra onde não há fim. Além da venda, você mantém o trabalho de fidelizar e transformar os consumidores em verdadeiros promotores da sua marca.

Invista na identidade visual da sua marca

Outra forma de divulgar suas vendas é por meio de sua identidade visual. Ter uma aparência atrativa e sempre coerente contribui para que as pessoas o reconheçam rapidamente, contribuindo com o vínculo delas com a sua marca e promovendo a sensação de autoridade e especialidade no ramo do seu negócio.

A identidade visual bem feita também mostra ao público que sua empresa é séria, profissional e respeitada no mercado. É importante manter sempre as paletas de cores e que os materiais “conversem” entre si.

Publique com frequência

Para que sua estratégia de impulsionamento de vendas nas redes sociais tenha impacto, é preciso que você mantenha a frequência de publicações. Isso faz com que seu público sempre tenha notícias a respeito da sua marca e que saiba que pode esperar novas postagens.

Isso também mostra ao consumidor que você está preocupado em estar sempre próximo, divulgando novos produtos e serviços, promoções, facilidades de compra, formas de pagamento e outras informações importantes para os seguidores.

Abuse dos social commerces

Social commerces são espaços destinados à compra e venda nas redes sociais. Esta é uma forma que possibilita que as marcas vendam diretamente aos seus consumidores, ou seja, sem nenhum intermediário. 

Além de aumentar a visibilidade do seu negócio, você faz com que as vendas sejam mais lucrativas, uma vez que são diretas. Não se esqueça de incorporar o social commerce à sua página de vendas.

Interaja com os seus seguidores

Acredite: a rapidez das redes sociais não permite que você demore dias para oferecer respostas ao seu público. Por isso, responda comentários, por mais que eles não se convertam, necessariamente e imediatamente, em vendas.

Adote um tom uniforme de linguagem que seja a cara dos seus seguidores e veja como sua marca ficará mais “simpática” aos olhos do público. O mesmo vale para reclamações, solicitações e dúvidas: seja ágil ou o interesse desaparece rapidamente.

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Por que divulgar nas redes sociais?

As redes sociais, hoje, são as maiores vitrines de um negócio. Elas garantem que seu conteúdo seja acessível a milhões de pessoas e que sua marca seja facilmente encontrada. Além da visibilidade, você consegue aumentar as vendas e criar uma boa reputação perante seguidores e possíveis consumidores do seu produto ou serviço.

Além disso, as redes sociais permitem visibilidade orgânica, ou seja, espontânea. Por mais que haja opção de postagens patrocinadas, você tem a opção não investir se não quiser ou puder. Importante lembrar que, ainda que pagas, as postagens patrocinadas são mais baratas do que outras formas de mídia. 

Ainda não está convencido? E se eu disser que a divulgação nas redes sociais é muito mais ágil e diminui o tempo de ciclo de vendas? Na prática isso quer dizer que você gasta menos dinheiro e energia para concretizar uma negociação.

O que fazer para chamar a atenção dos clientes?

Ok, sua marca está nas redes sociais, mas como chamar a atenção do público? Veja abaixo algumas dicas para usar a internet de forma otimizada e eficiente. 

  • Capriche na identidade visual.
  • Adote uma linguagem simpática, comprometida e que converse com seu público.
  • Crie conteúdos impactes e informativos.
  • Liste as vantagens de adquirir seus serviços ou produtos.
  • Utilize imagens de impacto e condizentes com sua identidade visual.
  • Crie promoções e sorteios.
  • Utilize CTAs (Call to Actions ou chamadas para ação) eficientes.
  • Estimule o compartilhamento de conteúdo.
  • Use fotos reais dos seus produtos.
  • Capriche nas vantagens para seus seguidores.

Com essas dicas fica mais fácil alcançar mais pessoas e aumentar a consistência da sua marca, resultando, assim, no impulsionamento das vendas nas redes sociais.

Como deve ser a divulgação de um produto?

Muito além de postar fotos e valores, divulgar um produto nas redes sociais pode ser eficiente se você seguir algumas dicas. Acompanhe e prepare-se para o sucesso. 

  • Conheça seu público-alvo: só assim você sabe a melhor forma de divulgar.
  • Elabore um plano de marketing digital: desta forma você sabe as etapas e o que deve ser feito em cada uma delas.
  • Comece a divulgar antes do lançamento: isso cria expectativas e urgências e dá tempo para você informar os seguidores de maneira eficiente.
  • Utilize fotos reais do produto: empresas que confiam no que oferecem não precisam de outras imagens.

Divulgar nas redes sociais, no entanto, não deve ser impeditivo para que você realize divulgação nos meios tradicionais.

Como as empresas podem usar as redes sociais para atrair mais clientes?

De nada adianta divulgar seu produto se o seu número de seguidores não é suficiente para impulsionar suas vendas. Veja a seguir como você pode atrair mais pessoas para sua página. 

  • Invista em relacionamento: crie uma estratégia de médio e de longo prazo para atrair sua clientela. Estabeleça formas de linguagem, tipos de conteúdo e outras ações de atração.
  • Interaja com as pessoas: responda, curta e comente qualquer um que se comunicar com a sua marca nas redes sociais. Ainda que você receba comentários negativos, é importante esclarecê-los para mostrar comprometimento.
  • Ofereça conteúdo de qualidade: quando você oferece conteúdo relevante e de qualidade ao seu público, mostra comprometimento e valorização do relacionamento entre cliente e marca.
  • Crie conteúdo personalizado: já pensou em criar posts, infográficos, newsletters e outros materiais exclusivos para seu público? Isso agrega valor e atrai clientela.
  • Use imagens nas suas postagens: imagens são altamente compartilháveis. Dependendo da sua marca, vale a pena apostar em memes e conteúdos sazonais.
aqui as parcelas não pesam no bolso

Preciso de dinheiro para utilizar as redes sociais?

Você não precisa gastar dinheiro para utilizar as redes sociais para sua marca. Entretanto, é recomendável que você invista em uma parceria com uma agência de Marketing Digital com experiência no mercado. Essas empresas contam com especialistas em design, conteúdo e social media e podem traçar estratégias eficientes para que você aumente suas vendas nas redes sociais.

Se sua ideia é começar devagar, crie você mesmo um planejamento de curto prazo e estabeleça alguns critérios, como linguagem que será utilizada, tipo de conteúdo, linhas editoriais (ou seja, os assuntos que serão tratados) e planejamento de postagens.

É importante também conhecer sobre Marketing de Atração para criar um funil de vendas que oriente os consumidores por uma trajetória de compra. Esta estratégia, também chamada de Inbound Marketing, é uma das mais eficientes para que uma marca garanta relevância, consistência de marca e fidelização de clientes.

Investir nas redes sociais é vital para empresas de todos os setores. Além de contribuírem com a visibilidade orgânica e gratuita, elas ainda facilitam a venda dos seus produtos, atraem novos consumidores e possibilitam a interação rápida e eficiente com quem cria laços com a sua empresa.

Agora que você sabe como impulsionar as vendas com as redes sociais, aproveite e compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que abriu um negócio e quer garantir o sucesso da sua empresa!

Bcredi

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