Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Assim como o empréstimo com garantia de imóvel, esse tipo de crédito ainda é cercado de dúvidas e mitos, nós vamos te ajudar a desmistificar cada um deles!

Chegou a hora em que você precisa de dinheiro rápido e já estudou alguns tipos de empréstimos mas ainda quer explorar outras opções? Então nesse artigo a gente te explica como funciona o empréstimo com garantia de veículo, quais as vantagens e desvantagens, além de saber tudo que você precisa saber para contratar de maneira rápida, segura e com a melhor taxa possível.

Também conhecido como refinanciamento de veículo, esse tipo de empréstimo tem o processo muito similar ao do empréstimo com garantia de imóvel, mas com o principal diferencial de que o crédito a ser obtido será proporcional ao valor do veículo colocado como garantia. Como todo empréstimo com garantia, seus juros também são menores, o que acaba sendo um bom atrativo em um momento de aperto financeiro. 

O valor do crédito varia entre 50% a 90% do valor do veículo, que geralmente pode ser carro, moto ou caminhão. Quanto mais novo for o veículo, melhor será a taxa oferecida. Algumas instituições financeiras, como bancos, também oferecem a facilidade do pagamento das parcelas via débito automático em conta corrente.

A seguir a gente te ensina o passo-a-passo para realizar o refinanciamento, confira:

empréstimo com taxas lá embaixo

Como fazer um empréstimo com garantia de veículo?

Nessa modalidade de crédito, você deixará o seu veículo (que deve estar quitado) em alienação fiduciária, que é o processo que permite que um veículo seja utilizado como garantia no ato da contratação de um empréstimo. Essa prática substitui a hipoteca, que possuía entraves burocráticos legais para ser praticada no Brasil.

O primeiro passo certamente é realizar uma simulação. Com as facilidades da tecnologia, diversas instituições financeiras já permitem que esse primeiro passo seja feito de maneira 100% digital e você pode fazer uma simulação de empréstimo sem sair de casa. Se você gostar das condições oferecidas na simulação, basta preencher todos os dados necessários e prosseguir para a contratação, sem complicação.

Após decidir pela contratação do empréstimo que você simulou,  virá a etapa de análise de crédito. Mas calma, mesmo com essa análise, essa modalidade de empréstimo é liberada para quem está negativado, já que é muito mais utilizada justamente para quitar dívidas em momentos de aperto. Na análise, a instituição irá verificar sua situação financeira para saber se o empréstimo poderá ser quitado nas condições que você indicou.

Após a aprovação do crédito, a contratação passa para a análise jurídica e vistoria do veículo. Nessa etapa é feita uma análise do histórico do veículo para saber se não há nenhum tipo de dívida atrelada ao bem, como financiamento ou multas pendentes, por exemplo. Em seguida é realizada uma vistoria física do veículo, para se ter certeza de que está em boas condições, tanto estrutural quanto de seus componentes.

Na última etapa do processo é onde ocorre a assinatura do contrato e a transferência do veículo via alienação fiduciária para a instituição. Assim que tudo estiver aprovado e assinado, o dinheiro será liberado na sua conta. O tempo para que isso ocorra pode variar de instituição para instituição.

Como funciona a alienação fiduciária?

O processo de alienação fiduciária é relativamente simples e exige pouca burocracia. Essa alienação consiste em transferir o veículo para a instituição financeira como garantia, isto é, com o objetivo de passar confiança, até a quitação do empréstimo contratado. 

Nesse caso, o devedor continua a utilizar seu veículo ou imóvel normalmente, usufruindo de todos os seus recursos normalmente, sem nenhum impeditivo. Assim que quitadas as parcelas do empréstimo, o bem sai da alienação fiduciária e é transferido novamente ao devedor.

Quais as regras para o carro ser aceito?

Para que o seu carro, moto ou caminhão possa ser utilizado como garantia no empréstimo, é preciso seguir algumas regras:

  • O veículo precisa estar em bom estado de conservação e funcionamento.
  • Será feita uma vistoria do bem para avaliar qual seu real valor como garantia.
  • O veículo deve estar em nome do tomador de empréstimo.
  • É preciso que o bem esteja totalmente quitado e sem outra alienação.

O processo é bastante seguro, pois o contrato de toda alienação fiduciária deve apresentar alguns dados, como aponta a Lei nº 9541/97:

  • Valor da dívida;
  • Prazo e condições de pagamento do empréstimo;
  • Taxa de juros e encargos incidentes;
  • Descrição do objeto de alienação, bem como a indicação de propriedade e modo de aquisição;
  • Cláusula assegurando a livre utilização do bem pelo devedor;
  • Indicação de valor da propriedade e de critérios de revisão para o caso de venda em leilão.

Se quiser saber mais sobre alienação fiduciária, acesse nosso artigo.

Documentos necessários para contratação do empréstimo com garantia de veículo: 

  • RG e CPF ou carteira de habilitação.
  • Certificado de Registro Nacional (CRV) do veículo.
  • Documento Único de Transferência (DUT) do veículo.
  • Comprovante de renda.
  • Comprovante de residência.
Baixe o infográfico e veja o passo a passo para contratar o seu empréstimo online

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Menos burocracia

Os documentos necessários para a contratação desse tipo de empréstimo são super simples e de fácil acesso para qualquer um, sendo que alguns estão com você no dia a dia ou podem ser conseguidos com facilidade. Isso já acelera muito o processo e facilita muito mais a contratação do empréstimo.

Ótima relação empréstimo x prestação

Como você irá conseguir um valor relativamente alto (lembrando que ele será proporcional ao valor do seu veículo, entre 50% e 90%) rapidamente, é sempre bom prestar atenção nas prestações desse empréstimo. Elas irão variar de acordo com o prazo em que você pretende pagar o empréstimo. Geralmente as parcelas são pequenas e ajustadas ao seu bolso, sendo possível negociar condições diferentes para conseguir quitar a dívida sem se afogar. 

Taxas e prazos atrativos

Por padrão, os juros em transações financeiras como empréstimos e financiamentos, representam o risco que a instituição está correndo ao lhe emprestar esse dinheiro, e por isso vemos taxas altíssimas em cheque especial e cartões de crédito. Como no empréstimo com bem em garantia você está dando uma garantia física, que é o seu veículo, essas taxas podem ser reduzidas de maneira expressiva. Além disso, por conta dessa garantia, também é possível negociar o prazo de uma maneira que fique bom para ambas as partes.

Quais as desvantagens do empréstimo com garantia de veículo?

O primeiro ponto a ficar atento é que, mesmo conforme estabelecido na alienação fiduciária em contrato que você possa usufruir do seu bem alienado, você não poderá vendê-lo no caso de uma emergência, pois ele será de propriedade do banco ou instituição financeira.

Além disso, caso haja inadimplência no pagamento das prestações do seu contrato, essa instituição poderá executar o contrato e tomar o seu veículo como forma de pagamento pelo empréstimo. Fique atento!

Tenha em mente que, mesmo ofertando o veículo como garantia, não há certeza de que será ofertado qualquer crédito. A análise de crédito aceita até mesmo pessoas negativadas mas o seu histórico financeiro conta muito mais nesse momento. Somente o dono do veículo poderá realizar uma análise de crédito, ou seja: não é possível fazer um refinanciamento em conjunto com cônjuge, por exemplo. 

Qual o melhor momento para fazer o empréstimo?

O primeiro passo é entender como está a sua situação financeira. Nós listamos 10 dicas básicas para quitar todas as dívidas sem se desesperar, pois ter paciência e calma nessa hora é muito importante para não criar mais dívidas e entrar em uma verdadeira bola de neve.

Se você precisa de uma quantia relativamente alta de dinheiro, com juros mais baixos e não necessita do veículo em nome próprio para trabalhar, essa pode ser uma boa opção quando as demais não lhe atenderem. 

Independentemente da maneira como desejar prosseguir, é importante que saiba que isso é mais uma dívida, e o valor do empréstimo já deverá ter destino. Saiba dosar a quantidade de dinheiro que você precisa para não acabar gastando com o que não é importante.

aqui as parcelas não pesam no bolso

A Bcredi faz empréstimo com garantia de veículo?

A Bcredi, fintech brasileira especialista em empréstimo com garantia, aceita apenas imóveis em seus contratos de crédito. Isso porque a empresa avalia sempre o valor do bem para ceder o dinheiro e ponderar o risco da operação. Nesse sentido, imóveis como apartamentos, casas e sobrados são garantias com maior segurança e confiança no mercado. Dessa forma, a Bcredi oferece empréstimos que vão de R$ 30 mil a R$ 4 milhões de reais, podendo ser no máximo 50% do valor avaliado do imóvel. 

Agora que você já sabe tudo que precisava saber para fazer um empréstimo com garantia de veículo, entre em contato conosco, temos alguns parceiros que podem atender a sua necessidade. Conta pra gente aí nos comentários o que mais você gostaria de aprender. Até a próxima e conta com a Bcredi!

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *