Como se preparar para tirar um ano sabático?

ano sabatico

Alguma vez você sentiu precisar de um período para descansar, colocar as ideias no lugar e investir em autoconhecimento para redescobrir suas prioridades? Se sim, a gente vai te ajudar a se preparar para viver esse período com calma e tranquilidade.

É bastante comum que, em algum momento de nossas vidas, passemos por uma fase em que a necessidade de se afastar das atividades profissionais e da rotina exaustiva do cotidiano se torna maior. Quando percebemos esse sentimento, muitas vezes isso se torna uma preocupação a mais na extensa lista de problemas da vida.

Isso porque essa necessidade de “dar um tempo” implica em altos custos para de fato se concretizar. Muitas vezes, contamos com problemas financeiros e pessoais que são os principais impeditivos na hora dessa realização. É por isso que preparamos esse artigo, para te ajudar a se planejar financeiramente para que possa realizar esse sonho. Vamos lá?

O que é um período sabático?

Para os judeus, o sabá é um período sagrado de descanso, onde as atividades profissionais devem ser deixadas de lado momentaneamente para que novas possam ser executadas. O período sabático se caracteriza pelo tempo de descanso entre a execução de uma atividade e outra, e muitas pessoas optam por dedicar um tempo de suas vidas para o descanso.

Com a crescente demanda de tempo em nossas rotinas, constantemente encontramos desafios ao tentar concretizar certos objetivos pessoais que possam fugir das atividades profissionais e acadêmicas. É nesse sentido que acabamos sempre adiando aquela sonhada viagem, novos aprendizados artísticos e também novos hobbies.

O que geralmente acontece é chegarmos à exaustão. Mesmo com férias, recessos, feriados e férias coletivas, esse tempo acaba não sendo suficiente para que consigamos descansar a mente. Muitas pessoas têm rotinas de trabalho superiores às 8 horas diárias e chegam a passar até 14 horas fora de casa. Ainda há aqueles que fazem alguma atividade física ou acadêmica após o trabalho, voltando para casa somente à noite para dormir. 

Esse tipo de vida leva muitas pessoas a largarem essa rotina exaustiva durante um período para poderem aproveitar melhor a vida, dedicar-se a novas descobertas ou investir mais cuidados com a própria saúde. Tanto o corpo quanto a mente exigem cuidados e é aqui que entra o que ficou famoso como “ano sabático” que compreende esse período de afastamento da rotina e das atividades cotidianas para um descanso produtivo.

Quando tirar um ano sabático?

Existem alguns sintomas que indicam que está na hora de começar a pensar nessa possibilidade. O primeiro sintoma é o estresse, que mesmo sendo uma condição psicológica, apresenta sinais físicos. Em suas fases iniciais, o estresse pode apresentar alguns sintomas como:

  • Distúrbios do sono
  • Corpo dolorido e músculos tensos
  • Humor alterado
  • Libido baixa
  • Falta de concentração e baixa produtividade 

O estresse é uma reação do seu organismo em situações que exigem um alto comprometimento emocional. Pode ser um acúmulo dessas situações que resultam em uma explosão. Em suas fases mais avançadas, o estresse pode causar doenças mais graves e desenvolver ansiedade, problemas respiratórios e até cardíacos, sendo que as mulheres se tornam mais suscetíveis a problemas ginecológicos.

Você pode desenvolver esses acúmulos por diversos motivos, que envolvem tanto sua vida pessoal e profissional. Se seu trabalho tem sugado sua vontade de trabalhar, tem te deixado para baixo ou te deixado cansado demais, talvez seja a hora de reconsiderar sua carreira. Muitas empresas possuem equipes de RH altamente capacitadas para lidar com problemas emocionais de seus funcionários, e lembre-se que é um direito seu poder se retirar para consultas médicas, psiquiátricas e com psicólogos. 

Mas também existem as pessoas que não vivenciam um problema de estresse causado pelo trabalho, podendo ser causado por indecisões, necessidade de se redescobrir para decidir o que fazer, o que gosta etc. Essas pessoas costumam enfrentar um forte julgamento, seja ele social ou familiar, mas também precisam muito de um período dedicado ao autoconhecimento.

Independentemente de qual for o motivo que o levou a identificar essa necessidade, saiba que será necessário um bom preparo para concretizar esse projeto, já que, teoricamente, você não contará com renda durante o período e deverá controlar com rigor todo tipo de gasto que fuja deste objetivo. 

Como se preparar financeiramente para o período sabático?

A primeira coisa que você deve ter em mente, é justamente uma projeção de quanto tempo você julga ser necessário para poder colocar as coisas no lugar. É um pouco difícil saber com antecedência quanto tempo será necessário, mas se você quiser que as coisas não saiam do controle, é importante ter pelo menos um palpite. Isso vai variar de acordo com a necessidade de cada um.

Com o período definido, começamos a listar tudo que pretendemos fazer ou aquilo que gostamos, para entender o que vai gerar custos e o que não vai. Lembre-se de que, apesar de ser uma tarefa que visa o seu bem-estar emocional, é de extrema importância que tudo esteja na ponta do lápis para que nenhum problema acabe com tudo. 

Após essa etapa, você precisa fazer um planejamento financeiro da sua vida. Você precisa ter ciência de quais são seus gastos fixos para que saiba qual o mínimo necessário para que você continue a pagar suas contas sem nenhum problema, já que, apesar do período sabático, a vida não para. Não esqueça que é nesse momento que você já deve ter uma reserva financeira, e caso não tenha, deve começar uma urgentemente. Sem dinheiro, talvez não seja possível manter o período sabático pelo tempo que for necessário.

As contas chegarão todos os meses independentemente de qual seja o seu plano, então é nessa hora que precisamos ser cautelosos e revisar todas as dívidas que temos. Se você pretende viajar durante um longo período, talvez deva considerar cancelar a TV a cabo ou a internet, por exemplo, já que provavelmente não terá ninguém utilizando. 

Muitas pessoas optam por fazer uma viagem, seja ela internacional ou não, durante o período sabático, e para isso, existe um preparo bem grande necessário para viagens de longa data ou internacionais. Se você quer saber em mais detalhes como se preparar para realizar uma grande viagem, não perca nosso artigo especial.

É crucial que nessa etapa do processo, você se permita explorar tudo aquilo que gosta de fazer sem nenhum julgamento. Gosta de futebol? Gosta de jogos eletrônicos? Gosta de festivais de música? Coloque tudo na lista. Saiba que o objetivo desse processo é fazer você mesmo feliz, então nada melhor do que começar listando tudo aquilo que te dá prazer.

Para viagens, você precisará de passaporte, vistos e as passagens, além de contabilizar gastos com hospedagem, alimentação, passeios a museus e parques, por exemplo. Todo esse planejamento pode ser bastante extenso, uma vez que depende do tempo que você irá se afastar da rotina. Algumas pessoas aproveitam o período sabático para viver no estilo “deixa a vida me levar”, mas um bom planejamento vai te deixar menos ansioso. 

Tudo que você precisa para tirar um ano sabático

Vamos fazer um um checklist rápido de tudo que será necessário para que seu tempo seja saudável e financeiramente estável:

  1. Responda sinceramente à pergunta: qual seu objetivo com esse período? Se encontrar espiritualmente? Redescobrir suas habilidades e gostos profissionais? Conhecer melhor a si mesmo? Fazer uma imersão em novas culturas?
  2. Liste todos os seus gastos fixos, como aluguel, contas de água, luz, internet, condomínio, mensalidades da faculdade e outras parcelas. 
  3. O que você gostaria de fazer? Uma viagem longa, assistir um grande festival de música em outro país, reformar sua casa? Aprender uma nova atividade?
  4. Para concretizar esse objetivo, o que você ainda precisa correr atrás e o que já está pronto? Documentos necessários para viajar ou comprar os materiais da reforma com antecedência são exemplos disso.
  5. Quanto tempo isso levará? Quanto tempo você pretende desfrutar do seu período sabático e qual o tamanho da reserva financeira que deverá fazer?
  6. Em quanto tempo você pode colocar o plano em execução? Considere o tempo para economizar dinheiro e planejar todas as atividades que quer realizar. 

Seguindo essa lista, você estará mais seguro e com planejamento estruturado para que o período seja possível e proveitoso. É claro que haverá momentos em que o improviso será necessário, mas se pudermos minimizar as chances das coisas darem errado, estaremos mais seguros para fazer as melhores escolhas sempre.

Lembre-se: se você está esgotado fisicamente e psicologicamente, procure um profissional. É de extrema importância que você se mantenha saudável para que qualquer coisa na sua vida flua corretamente. Sua saúde importa!

Não esqueça de contar pra gente aí embaixo o que te trouxe até aqui, e como a Bcredi pode te ajudar a realizar seus objetivos. Até mais!

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *