Como evitar golpes na hora de pedir um empréstimo

Sabemos que o universo online pode favorecer empresas e pessoas mal intencionadas, que se aproveitam de um momento de fragilidade para aplicar golpes. Por isso, reunimos algumas dicas para você se prevenir contra golpes e fraudes na hora de pedir seu empréstimo online.

Estamos passando por um período de crise que atinge milhões de brasileiros em todas as cidades. Empresas estão fechando, funcionários estão perdendo seus empregos e muitos cidadãos não contam com nenhuma reserva ou apoio financeiro. Nesse momento, crescem as buscas por empréstimos online, que atendam a negativados, sejam rápidos e sem burocracia. Mas cuidado, também é nesse momento que cresce o número de golpes e fraudes aplicadas em quem precisa urgentemente de dinheiro. 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já publicou um alerta sobre o aumento no número de fraudes nos primeiros meses de 2020 devido à crise causada pelo novo Coronavírus. Pensando em minimizar o número de pessoas que se deixa levar por promessas impossíveis, nós reunimos algumas dicas importantes para que você não perca seu dinheiro com golpistas que oferecem falsos empréstimos. 

🔎 Pesquise sobre a empresa

Ao fazer sua pesquisa por empréstimo online, você vai encontrar diversos sites com simuladores de crédito e com ofertas tentadoras. Antes de inserir seus dados nessas ferramentas, pesquise pelo nome da empresa em outros sites, avalie a reputação, o CNPJ e a regulamentação do Banco Central.

🔒 Fique atento à segurança do site

Na barra de endereços do seu navegador, é preciso que apareça o ícone de um cadeado ao lado esquerdo, antes do endereço do site em que você está navegando. Isso garante que é seguro inserir seus dados, que as informações sensíveis serão tratadas de forma adequada e não serão utilizadas para outras finalidades. 

📞 Prefira o contato telefônico

Na hora de falar com alguém responsável pela liberação do empréstimo, prefira o telefonema. Os aplicativos de mensagem podem ser facilmente manipulados, com fotos e nomes falsos. Falando ao telefone, você pode fazer mais perguntas sobre a empresa e tem mais chances de perceber um golpe ou algo errado.

📧 Formalize propostas e envio de documentos por e-mail

Empresas sólidas e respeitadas terão um e-mail exclusivo para tratar dos processos dos clientes. No caso da Bcredi, nossa comunicação só é enviada por e-mails com final @bcredi.com.br, por exemplo. Ao enviar comprovantes de renda e outros documentos, prefira o envio para o e-mail oficial da empresa, que é mais seguro. 

💸 Não faça nenhum tipo de pagamento antecipado

Empresas e instituições financeiras sérias não pedem nenhum tipo de pagamento antecipado para fazer a análise de crédito e apresentar uma proposta de empréstimo. Esses pagamentos são golpe. Taxas de cadastro e emissão de cartões também não devem ser cobradas, se alguém solicitar transferência de valores, desconfie.

🏬 Somente faça pagamentos e transferências para CNPJs

Durante o processo de contratação é possível que seja necessário o pagamento de alguma taxa, como a vistoria do imóvel, por exemplo. Nesses casos, prefira pagar por boleto, onde devem constar o CNPJ e endereço da empresa. Se for fazer transferências, faça sempre para um CNPJ e não para pessoas físicas. 

⚖️ Caí no golpe e perdi dinheiro. E agora?

Caso você já tenha feito a transferência de valores e percebeu que caiu em um golpe de falso empréstimo, a primeira providência é tirar fotos de todas as conversas que teve com o golpista, seja por aplicativo, e-mail ou site. Além disso, reúna os comprovantes dos pagamentos feitos. Reúna tudo e apresente em uma delegacia para realizar um Boletim de Ocorrência e abrir uma investigação. 

Neste momento em que todos os brasileiros precisam de informações confiáveis e apoio, a Bcredi reforça seu compromisso com a transparência e a honestidade e não solicita nenhum tipo de pagamento antecipado pela análise de crédito. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossa empresa e nossos produtos.

Bruna Bill

É formada em Jornalismo e está sempre atenta ao contexto econômico, refletindo sobre como essas questões impactam as finanças dos brasileiros. É apaixonada por pessoas e conta nossas histórias de sucesso, com relatos que vão muito além do empréstimo, mostrando como o Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi mudou a vida dos nossos clientes.

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *