Como conseguir dinheiro para abrir um negócio?

Bcredi

14 de outubro de 2019

Atualizado em: 16 de outubro de 2019

Está querendo realizar um sonho antigo ou tirar aquele velho projeto do papel? Separamos ótimas dicas para você conseguir dinheiro e abrir o próprio negócio. Vem ver!

Você sabia que só no ano de 2018 o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 40%? Boa parte desse movimento se deu por conta do aumento do desemprego. Muitos brasileiros se viram obrigados a conseguir uma nova fonte de renda ou precisaram dar aquele “jeitinho” para complementar seus ganhos e dar conta das despesas mensais. 

Ao mesmo tempo, 2018 foi o ano das startups e vimos diversas empresas inovadoras, nascendo e crescendo muito em pouquíssimo tempo. Esses números só reforçam a capacidade dos brasileiros de empreender e criar novas soluções. Quem já se viu nessa situação, pensando em dar o primeiro passo em direção a um sonho, certamente perguntou ao Google como conseguir dinheiro para um projeto? 

Se este é o seu caso, pode ir se animando, pois as opções para quem está precisando de  dinheiro para abrir um negócio são as mais variadas! Investidor anjo, crowdfunding, equity funding, empréstimo, financiamento… Tem solução para todo tipo de negócio. Então é hora de arregaçar as mangas, pegar caneta e papel e começar o planejamento do seu futuro empreendimento!

Como conseguir dinheiro para um projeto?

Como a gente já citou, existem várias opções para quem precisa de dinheiro para investir em um projeto. A seguir vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas: 

Como fazer vaquinha para arrecadar dinheiro online?

Se você não tem um capital inicial e nenhum conhecido que possa investir no seu negócio, as plataformas de vaquinha online (também chamadas de crowdfunding) como o projeto Catarse são uma ótima opção. Você pode inscrever qualquer tipo de projeto, desde que ele não descumpra nenhuma lei brasileira, e os colaboradores podem doar valores diversos e inclusive pagar parcelado se for preciso. 

O kickante, por exemplo, parcela o valor das doações em até 6 vezes. As vaquinhas online são bastante populares entre as pessoas que querem captar dinheiro para um projeto social, mas aceita projetos comerciais também. Você pode colocar na sua proposta de projeto uma forma de “recompensar” seus doadores com um kit de seus produtos ou um brinde simbólico, dependendo do valor da doação.

Como aptar um investidor anjo? 

O investidor anjo é uma pessoa física que investe dinheiro em novos negócios. Existem inclusive instituições especializadas em investimentos anjo, como a Anjos do Brasil, que conecta empresários e executivos com experiência de mercado dispostos a investir seu dinheiro e seu tempo para trazer bons conselhos e compartilhar sua experiência com novos empreendedores. Porém, é preciso lembrar que o investimento anjo não é uma doação e sim um investimento, que provavelmente será pago através de participações nos futuros lucros da empresa e pode até influenciar em tomadas de decisões. Então, se você não gostar da ideia de ter sócios, pense bem antes de procurar um investidor anjo.

O que é equity funding?

Para quem quer conseguir dinheiro na internet para um projeto, o equity funding é outra boa pedida. Ele é um tipo de crowdfunding (a famosa vaquinha online) mas que tem como recompensa pelo investimento uma participação no novo negócio. Esse tipo de investimento é bem comum na criação de startups. Organizações como a Eqseed e a Start me up são especialistas nesse modelo de negócio. 

Como funcionam as incubadoras de empresas?

As incubadoras são espaços normalmente voltados para projetos que envolvem pesquisa e tecnologias inovadoras. No começo, o papel das incubadoras era fazer a ponte entre grandes ideias do meio acadêmico e o mercado. Mas atualmente contam com empreendedores de diversos tipos procurando por uma ajuda para o seu negócio, seja através de investimento financeiro ou também de mentorias e programas de aceleração. Essa pode ser uma boa alternativa para quem busca dinheiro para um projeto sustentável, por exemplo, já que as preocupações com o meio ambiente estão cada vez maiores e as grandes corporações estão buscando formas de balancear os impactos que elas causam ao meio ambiente.

Como funciona o financiamento no BNDES?

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) tem diversos modelos de financiamento para negócios. Entre eles estão soluções para reforma e ampliação, compra de equipamentos e opções de microcrédito. Feito especificamente para microempreendedores e empreendedores informais que precisam de um empréstimo de valores pequenos para dar o primeiro passo na criação do seu negócio, uma possível melhoria ou expansão. 

Vale a pena fazer empréstimo para abrir um negócio?

Uma boa forma de conseguir dinheiro para investir no seu projeto ou negócio é fazendo um empréstimo. Muita gente tem medo dessa opção, mas ela é uma ótima solução para quem não quer ter sócios, como é o caso dos investimentos anjo ou equity fundings, e precisa de dinheiro rápido, diferente do crowdfunding.

Vantagens do empréstimo

Você chegou aqui se perguntando como conseguir dinheiro para investir em um negócio e, entre diversas opções, um empréstimo pode ser uma ótima solução. O crédito com garantia de imóvel da Bcredi está entre as melhores taxas do mercado, tem prazos e limites bastante negociáveis e é super seguro. Uma ótima escolha para quem procura comodidade e dinheiro rápido sem precisar pagar taxas abusivas. Além disso, você não precisa se preocupar com o imóvel: ele só funciona como garantia. No contrato existe um termo de alienação fiduciária, que garante que a posse do imóvel é sua mas a propriedade é da financeira enquanto garantia do pagamento do empréstimo. Depois de quitado a propriedade volta normalmente pra você.

Posso conseguir um empréstimo sendo MEI?

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade de crédito que atende tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, como MEIs. Na Bcredi você pode inclusive fazer seu empréstimo como pessoa física mas comprovar renda de forma conjunta, ou seja, usar suas declarações de imposto de renda e extratos bancários de PF e PJ.

Parece muito bom pra ser verdade? Então use nosso simulador de empréstimo online e encontre as melhores condições pra você!

Desvantagens do Financiamento

O programa de Microcrédito do BNDES oferece opções de financiamento voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI) e empreendimentos informais também. O prazo de pagamento é negociável mas as taxas são consideráveis: 4% de juros ao mês. Além disso, o microcrédito tem um limite de valor. O máximo permitido por cliente é de 20 mil reais. 

Mas como conseguir um financiamento do BNDES? 

Os financiamentos do BNDES são ofertados apenas por bancos da rede credenciada à instituição. Para pedir o crédito, você precisa ir até o banco escolhido entre as opções credenciadas, solicitar a lista de documentos exigida, entregar todos os documentos e a proposta de valor e esperar a aprovação. Se o banco aprovar a retirada do valor, seu pedido é encaminhado para o BNDES, que homologa a proposta e libera o crédito para você.

As principais desvantagens em ter um financiamento no BNDES é, inicialmente, a burocracia de aprovação, as taxas de juros e o limite máximo por cliente. No mercado existem diversas opções de créditos que oferecem taxas muito melhores e uma negociação de valor muito mais flexível, como o Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi.

Planejamento é crucial para tornar seu projeto realidade

Depois de saber onde conseguir dinheiro para abrir um negócio, a pergunta que surge é como fazer um projeto para arrecadar fundos. Independentemente da sua escolha de como arrecadar o dinheiro, você precisa de um bom planejamento, seja para apresentar para investidores ou para fazer um bom uso do seu empréstimo, por exemplo. Por isso, separamos 5 dicas rápidas que você precisa levar em conta ao organizar as finanças do seu negócio. 

1- Saiba exatamente como você vai usar o dinheiro;

2- Ao contratar serviços ou comprar maquinários, compare preços e negocie descontos à vista;

3- Tenha completa certeza de todos os seus custos na hora de definir o preço dos seus produtos ou serviços;

4- Divida os ganhos entre o pagamento do empréstimo, investimentos novos para o negócio e seu lucro;

5- Não misture as contas da empresa com contas pessoais.

Agora que você conhece em detalhes as principais opções para arrecadar dinheiro para o seu projeto ou novo negócio, fica muito mais fácil empreender! O próximo passo é criar um plano de negócio consistente, entender seu público, nicho de mercado, ter um panorama de custos, precificar seus produtos, definir uma linha de produção e prazos de entrega. 

Depois disso, sabendo exatamente o valor do seu negócio, é hora de conseguir o dinheiro e então começar a investir: aluguel ou compra do espaço, instalações e equipamentos, contratação de funcionários, mídia e divulgação… Ufa! É bastante coisa pra pensar, não é mesmo? 

A gente sabe que resolver todas essas questões do seu negócio vai dar um trabalhão e pra tornar tudo mais rápido e menos burocrático, você pode aproveitar as soluções de crédito da Bcredi, que oferecem prazos longos, taxas baixas e negociação flexível, para gastar tempo se preocupando com o que importa: a realização do seu sonho e a saúde do seu negócio.

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *