Como abrir um restaurante? [GUIA COMPLETO]

restaurante

Abrir um restaurante pode ser o que você precisa para conquistar a liberdade profissional que você sempre quis. Quer saber como fazer isso? Confira o Guia Completo que a Bcredi preparou para você tirar o seu negócio do papel e começar a lucrar!

O setor de bares e restaurantes é um dos que mais cresce no país. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o índice é de 10% ao ano. Isso aquece a economia e mostra que o brasileiro gosta e precisa gastar com a alimentação. Por causa da paixão por sabores e sensações, muitas pessoas acreditam que abrir um estabelecimento é fácil, mas não é bem assim. É preciso saber em detalhes como abrir um restaurante sem correr riscos e sem se arrepender.

A iniciativa pode ser importante para pessoas que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho ou para quem busca a tão sonhada independência. Dá para entender, uma vez que ter o próprio negócio possibilita ser seu próprio chefe e montar seu próprio horário de trabalho. Mesmo assim, abrir um restaurante não pode ser visto como uma tarefa fácil ou que vai demandar menos trabalho.

Isso porque, principalmente no início, pode ser necessário que o dono do negócio acumule funções e tenha que realizar uma série de tarefas e planejamentos essenciais para que o restaurante dê certo.

Você está passando por alguma dessas situações? Quer saber como abrir um restaurante e ser dono da própria empresa? Continue a leitura que preparamos e veja como você pode realizar o seu sonho de forma segura!

Como abrir um restaurante?

Para qualquer ramo de atividade, é preciso seguir a máxima: quanto mais pesquisas você faz, menos riscos seu negócio correrá. Por isso, o primeiro passo para saber como abrir um restaurante é realizar um plano de negócio.

Nesse documento você deve reunir as seguintes informações a respeito do seu restaurante:

  • qual foi a oportunidade de negócios que você identificou?
  • quantos clientes você acredita que pode ter por dia, semana e mês?
  • qual a estimativa de faturamento que você prevê no curto e no médio prazo?
  • quanto será necessário para investir na abertura do seu restaurante?
  • qual é o custo operacional do restaurante?

Responder essas perguntas é essencial para que você tenha as diretrizes do que fazer para que seus planos deem certo. É importante, ainda, pesquisar por pontos comerciais, valor de aluguel e localização ideal para atingir o tipo de cliente que você deseja.

Por mais difícil que pareça, é fácil fazer tudo isso, basta que você avalie o potencial e a rentabilidade do restaurante, mas sem esquecer o retorno de investimento. Coloque isso tudo no papel e veja se a ideia é viável de se colocar em prática.

Uma dica extra: realize pesquisas sobre o potencial do empreendimento. Faça uma lista com perguntas e avalie a preferência das pessoas que circulam pelo entorno de onde ficará seu restaurante. Isso pode mostrar o caminho e qual nicho escolher.

Quais são os documentos necessários para abrir um restaurante?

Como você sabe, abrir uma empresa exige que você reúna alguns documentos e que passe por alguns processos burocráticos. Para se preparar, o ideal é saber de antemão qual é a documentação exigida para montar seu negócio. Veja abaixo a lista completa:

  • Registro na Junta Comercial.
  • Inscrição Estadual.
  • Alvará do Corpo de Bombeiros para empresas.
  • Licença Ambiental.
  • Registro de produtos químicos controlados.
  • Licença Sanitária.

Após a inscrição do CNPJ, você ainda vai precisar ter todos os documentos abaixo sempre à disposição:

  • Registro de compra dos alimentos.
  • Cartão de Inscrição CNPJ.
  • Cópia autenticada do RG e CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  • Folha espelho do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física).
  • IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) do imóvel.
  • Cópia do contrato de locação ou compra e venda.
  • Alvará de funcionamento.

Como administrar um restaurante de pequeno porte?

Se você quer ter um empreendimento de sucesso, precisa ficar de olho na administração do seu restaurante. Uma gestão eficiente é capaz de orientar as decisões e mostrar para o proprietário quais atitudes devem ser tomadas em momentos de crise. Veja como fazer isso de forma eficaz.

  • Esteja sempre atento à qualidade do atendimento, orientando garçons e observando a reação dos clientes.
  • Ofereça um ambiente aconchegante e de acordo com o seu público.
  • Conheça todas as regras e leis que regem o setor de bares e restaurantes para identificar falhas.
  • Analise a concorrência e aprenda com seus erros e acertos.
  • Avalie constantemente seus funcionários.
  • Esteja sempre atento às receitas e às despesas do restaurante.

Seguindo essas dicas, você consegue garantir bom atendimento, bom faturamento e, de quebra, ainda pode identificar problemas antes que eles se tornem uma bola de neve. 

Qual o custo para abrir um restaurante?

Tudo depende do porte e do tipo do restaurante que você deseja montar. Ainda assim, vamos apresentar as regras gerais para que tudo saia conforme o planejado. 

Os custos operacionais e da matéria-prima não podem ultrapassar 80% da sua receita. Essa é uma conta de segurança que evita que você gaste mais do que pode. É muito comum que erros iniciais e cálculos problemáticos no planejamento levem um restaurante à falência, por isso, é importante ficar de olho.

Já o gasto com aluguel deve estar por volta dos 4% a 7% da receita do restaurante. Um estabelecimento que vende R$ 300 mil, por exemplo, não pode pagar mais do que R$ 21 mil por mês de locação.

Além desses gastos, não se esqueça de contabilizar os equipamentos que serão utilizados, como eletrodomésticos, talheres, copos, toalhas e até guardanapos. Não subestime nenhum item, lembre-se: eles custam dinheiro.

Também é importante calcular a tecnologia em que você vai investir, como sistemas de organização de mesas e de estoque. 

Como você pode ver, tudo depende do tipo de restaurante que você vai abrir. O importante, portanto, é estar sempre em cima dos cálculos ou contar com a ajuda de um escritório de contabilidade especialista no assunto.

Qual o lucro de um restaurante pequeno?

Para calcular o lucro de um restaurante pequeno, é preciso que você tenha uma gestão financeira. Sua comida pode ser fantástica, sua ideia para o estabelecimento pode ser inovadora e as mesas podem estar sempre cheias, sem controle e sem lucro, você não tem nada.

Por conta disso, o ideal é você organizar uma planilha com faturamento, custos e margem de lucro do restaurante. Este documento pode servir como uma espécie de relatório que ajuda você a entender os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Calcular o lucro de um restaurante depende muito do tipo do negócio, do estoque inicial, do valor investido e do preço cobrado por cada item. Nesse ponto, vale a pena investir um tempo nas fichas técnicas dos pratos que você irá servir. Nessa ficha estarão presentes os custos com ingredientes, insumos e qual o valor de venda, para que você possa calcular a margem de lucro de cada produto que sairá do seu balcão.

Qual o salário de um dono de restaurante?

O salário de um dono de restaurante depende de dois fatores: o custo para manter o restaurante aberto e o valor da mercadoria vendida. Isso porque o salário está diretamente ligado ao lucro, ou seja, um restaurante que acumula dívidas impede o proprietário de garantir seu salário.

Em restaurantes pequenos, é comum que o dono receba menos de 50% do lucro, uma vez que os outros 50% são destinados ao pagamento das contas, salário dos funcionários e gastos com equipamentos. Para calcular, então, você deve saber qual a margem de lucro do seu negócio. 

Lembre-se, no entanto, de calcular o salário com base nos lucros líquidos, e não no bruto, para ter a certeza de que a conta está sendo feita depois de pagar todas as suas despesas.

O que fazer para ter um restaurante de sucesso?

Engana-se quem pensa que saber cozinhar ou contratar um chef é o que determina o sucesso de um restaurante. Embora a comida seja o foco principal, são necessárias algumas práticas para que o negócio decole. Veja abaixo algumas dicas. 

Esteja de acordo com as normas sanitárias

Qualquer negócio no ramo da alimentação precisa estar adequado às normas da ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) para garantir um bom funcionamento. Os rigorosos padrões servem para garantir a segurança alimentar e evitar problemas, tanto para a clientela quanto para o proprietário. 

Padronize o atendimento ao cliente

Além de oferecer tratamento de excelência, uma das formas de garantir um restaurante de sucesso é padronizar o atendimento. Na hora de recepcionar, de oferecer os itens do cardápio e até de se despedir, vale a pena pensar em uma identidade. Mesmo assim, nada precisa ser robotizado: apenas mostre que seu restaurante preza pela presença dos clientes, mas sem perder a personalidade.

Invista em presença online

Estar nas redes sociais, ter um site e atender a clientela por meio da internet é fundamental em um restaurante de sucesso. Hoje em dia, as pesquisas são feitas por celulares e tablets e, por isso, sua marca deve estar presente onde o consumidor busca por seus serviços. Crie páginas nas principais redes sociais e dê atenção ao Marketing Digital.

Como conseguir dinheiro para abrir um restaurante?

Se você quer conseguir dinheiro para abrir um restaurante, mas não sabe por onde começar, talvez você deva começar a poupar. Uma dica é fazer um planejamento financeiro, calcular receitas e despesas e estabelecer um valor para ser economizado mensalmente.

Caso tenha pressa, uma dica é montar uma sociedade com alguém que tenha o capital. No entanto, muitas pessoas “fogem” disso e preferem esperar para realizar o sonho de forma independente.

Outra forma de conseguir dinheiro para abrir um restaurante é fazer um empréstimo pessoal. Hoje em dia, além das instituições bancárias, as fintechs oferecem crédito com taxas de juros mais baixas e com garantia de imóvel ou veículo, o que torna o custo total mais baixo.

O importante é se programar e fazer um planejamento eficiente para realizar o seu sonho de abrir um restaurante e colher os frutos do sucesso. Para ajudar você, leia mais sobre o Guia Bolso, o app que ajuda você a controlar o seu dinheiro!

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *