Flexibilização na comprovação de renda facilita acesso a crédito

people-check-money-accounts

Conheça a história da Mooleka, uma micro empresa que não tinha movimentação ativa com bancos, e viu no crédito da Bcredi uma solução para poder crescer.

Dados do SEBRAE apontam um problema no Brasil: pelo menos 20% das micro e pequenas empresas não possuem relação formal com os bancos, como recebíveis e movimentação ativa. Quando falamos nos microempreendedores individuais esse número sobe para 50%.

Isso faz com que esses empresários, que representam 99% do total de empresas privadas e são responsáveis por 27,5% do Produto Interno Bruto brasileiro, tenham muito mais dificuldade de acessar crédito para usarem como capital de giro, ampliar a empresa ou até organizar as contas em meses de baixa demanda.

Fintechs simplificam acesso a soluções bancárias

Além disso, essas empresas sofrem uma tarifação de 44,8% ao ano, enquanto a média praticada para todo o conjunto de pessoas jurídicas é de 20,9%, segundo dados do Banco Central de 2018. É nesse cenário que surgem as fintechs, que têm o objetivo de desburocratizar diversas atividades do dia a dia de pessoas e empresas e vêm ganhando espaço.

Esse é o caso da Juno, empresa que oferece uma plataforma para gestão de pagamentos e cobranças. “Sentimos uma grande necessidade dos nossos clientes de acessar serviços financeiros básicos – como cobrança, pagamentos e transferências. Nosso público é em geral de micro e pequenos negócios formais ou ainda não formalizados e estes encontram grande dificuldade em relacionar-se com bancos”, afirma André Carrera, líder de produto na Juno.

A Bcredi tem um tipo de empréstimo muito interessante para o perfil de micro e pequenos empreendedores da Juno, que não conseguem acessar facilmente linhas de crédito para seus negócios.

A Juno é uma empresa parceira da Bcredi. Essa parceria se firmou justamente na tentativa de entregar uma solução financeira completa para os clientes da fintech. Segundo André, “as parcerias entre fintechs permitem crescer nossa oferta de produtos. A Bcredi tem um tipo de empréstimo muito interessante para o perfil de micro e pequenos empreendedores da Juno, que não conseguem acessar facilmente linhas de crédito para seus negócios. É um objetivo comum às empresas oferecer soluções abrangentes e desburocratizar os serviços financeiros, e poder contar com parcerias como a da Bcredi sem dúvida nos ajuda muito nesse objetivo.”

Você consegue pagar todas as contas em dia? Sobra algum dinheiro para guardar ou investir?
Faça nosso teste e descubra como está sua saúde financeira!

Capital de Giro para MEI

Foi justamente essa a demanda da empresa Mooleka Lanches e Congelados, de Porto Alegre (RS), que a Juno atendeu. A empresa não tinha conta corrente e a gestora Ale já utilizava e confiava na Juno para fazer suas operações do dia a dia. “Já trabalho com a Juno desde o Boleto Fácil, gosto bastante do sistema e da plataforma deles. Quando veio o e-mail sobre o Crédito com Garantia de Imóvel eu já pensei: acho que chegou minha hora.” afirma.

A gestora já vinha buscando uma solução de empréstimo e conta como se sentiu desvalorizada em outras financeiras: “Parecia que nem queriam me atender. Uma vez procurei um banco que dizia que tinha uma ajuda pra MEI, mas o empréstimo era de R$1.000 e eu tinha que pagar R$200 em taxas. Eu já estava desacreditando, mas por causa da parceria com a Juno, deu certo.” completa.

Além de trocar todas as parcelas que estavam comprometendo a receita da empresa por somente uma, Ale queria investir, mas em outras instituições a empresa esbarrava na comprovação de renda. Com a parceria entre Bcredi e a Juno, ela conseguiu utilizar os extratos da movimentação feita através da plataforma para a comprovação.

Flexibilidade para comprovar renda

Essa é uma das grandes vantagens das fintechs e principalmente da Bcredi: a flexibilização na comprovação de renda. Isso é possível porque podem participar da operação de crédito até 4 pessoas, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Assim, uma empresa MEI que não possui movimentação bancária ativa pode conseguir um empréstimo com a comprovação de renda da pessoa física vinculada ao CNPJ, por exemplo.

“Não conhecia o Crédito com Garantia de Imóvel, priorizei a comprovação de renda porque eu não tinha comprovação de um banco, apenas da plataforma. A nossa empresa era MEI até novembro de 2019, e agora a gente passou a ser micro empresário. Acabamos tendo ainda mais gastos porque tivemos que arrumar a papelada da empresa, certificado digital, então o crédito ajudou nisso também. ”

A Mooleka, que já está completando 3 anos de existência e distribui salgados congelados para lanchonetes e cantinas, utilizou o Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi para ampliar a operação, comprar mais equipamentos como freezers, além de quitar algumas dívidas do espaço, que havia sido montado recentemente. Até então, a empresa funcionava na residência da família.

Além de conseguir colocar as contas em ordem e investir no crescimento da empresa, a administradora conta que o processo de contratação do crédito uniu a família. A loja, que foi colocada como garantia, era do pai e ela havia perdido o contato com ele durante anos.

“Durante o processo do empréstimo, eu tinha que conversar com meu pai todos os dias por causa dos documentos, e a gente acabou tendo mais afinidade, mais confiança um com o outro. Isso provavelmente não iria acontecer se não fosse pelo crédito. Além disso, o Bernardo (consultor de crédito da Bcredi) foi muito paciente, sempre me ajudou a buscar todas informações que precisava. Isso tornou o processo até mais interessante” conta.

Você consegue pagar todas as contas em dia? Sobra algum dinheiro para guardar ou investir?
Faça nosso teste e descubra como está sua saúde financeira!
Victoria Cezimbra

Administradora por formação e redatora por paixão, está sempre de olho nas novidades do universo financeiro para ajudar os brasileiros a lidarem melhor com o próprio dinheiro ou com as finanças de seus negócios.

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *