As 10 ideias de negócios mais procuradas pelos brasileiros

As 10 ideias de negócios empreendedores mais procuradas pelos brasileiros

Ranking divulgado pelo SEBRAE mostra as ideias de negócios que mais atraíram atenção dos empreendedores brasileiros neste ano.

Com a inconsistência do mercado econômico brasileiro, é normal que muitas pessoas procurem maneiras alternativas de ganhar dinheiro para sobreviver, e quem sabe, enriquecer. As motivações podem ser várias: algumas dessas pessoas resolvem empreender porque estão cansadas de serem empregados e querem ser empresários, outras, geralmente foram demitidas ou a empresa em que trabalhavam fechou. Não importa o motivo, sempre haverá a necessidade de aumentar ou complementar a renda familiar. Por isso, o SEBRAE procurou os brasileiros para entender quais são as ideias de negócio mais procuradas por eles.

O portal Ideias de Negócios do SEBRAE reúne conteúdo especializado para mais de 450 tipos de empreendimentos, com sugestões, dicas e orientações para novos empreendedores. O material pode servir de inspiração para quem está planejando empreender mas ainda não sabe de que forma, além de servir como termômetro dos setores mais procurados por quem deseja abrir um novo negócio no Brasil.

Em 2018 o setor de serviços estava em evidência, mas atualmente os e-commerce – as lojas virtuais – são os grandes preferidos dos brasileiros. . Isso ocorre, entre outros motivos, pela redução na oferta de crédito pelos bancos tradicionais, o que estimula a busca por negócios no setor de serviços, que demanda menos investimentos do que nos demais segmentos do mercado.

Confira a lista das ideias de negócios mais procuradas pelos brasileiros, segundo os acessos ao portal Ideias de Negócios, do SEBRAE:

E-commerce (loja virtual)

Essa opção é de longe a que aparenta ser a mais “fácil” de se concretizar. Hoje, você pode montar um site em menos de 10 minutos, com domínio próprio, editor descomplicado e já online, pronto para vender ou divulgar seu serviço. A ideia de trabalhar em casa, a hora que quiser, e ser chefe de si mesmo agrada a muitos, principalmente os que passaram por empregos com cargas horárias extensas e lideranças complicadas. 

Além disso, a vantagem de se ter um negócio facilmente encontrado em todo o país, com disponibilidade de entrega e controle de estoque na palma da mão são diferenciais que incentivam os brasileiros a procurarem essa modalidade. Porém, vale lembrar que isso não torna o modelo fácil, muito pelo contrário! Trabalhar com comércio eletrônico é nunca ter certeza de que horas você receberá pedidos, e seu fluxo poderá ser constante, de domingo a domingo, 24 horas por dia. É necessário ter muita disciplina e um controle rigoroso dos seus pedidos.

Empresa de consultoria

Hoje sabemos que existe muita gente boa e capacitada desempregada. A economia fez pessoas com 10, 15, até 20 anos de experiência em um setor arrumarem subempregos para poderem sobreviver. Muitos desses optam por abrir uma empresa de consultoria, já que possuem todo o conhecimento e vivência prática a seu favor.

Essa pode ser uma excelente opção para aqueles que trabalham com setores onde a mão de obra exige uma qualificação extremamente técnica, como engenharia ou departamentos jurídicos de empresas.

Food truck

Esse modelo de negócio se popularizou no Brasil nos últimos anos, ganhando cada vez mais espaço entre aqueles que não querem deixar de curtir um parque no final de semana enquanto saboreiam uma boa refeição, mas sem pagar caro por isso.

A demanda por alimentos sempre será alta, principalmente quando aliada à modelos inovadores de se oferecer o comum, com praticidade e rapidez. Saborear um hambúrguer naquele final de tarde, no parque, enquanto bebe um chopp gelado no parque, sem precisar se deslocar até um restaurante lotado é certamente um diferencial procurado pelos brasileiros.

Lanchonete

Como dito logo acima, a demanda por alimentos é sempre alta. O brasileiro consome alimentos de uma vasta variedade, desde típicos nacionais, até os não convencionais internacionais, como é o caso da alimentação chinesa com cérebro de animais e insetos no palito.

Se você tem o conhecimento da cultura de uma região, ou faz aquela coxinha que ninguém resiste, já pode pensar em abrir um negócio para comercializar alimentos. 

Com rotinas cada vez mais apertadas, os brasileiros procuram se alimentar de coisas rápidas e práticas, como snacks ou sanduíches prontos para consumo. Basta ter um bom ponto e começar o investimento. 

Distribuidora de bebidas

O brasileiro certamente também consome muita bebida alcoólica. Sendo esse um consumo consciente ou não, o fato é que existe uma demanda muito alta por esse tipo de produto. 

Vale lembrar que nesse caso, você irá competir com grandes nomes do varejo que possuem as bebidas mais tradicionais do final de semana com preços bem acessíveis. Aqui é onde você deverá ganhar seu espaço apostando no diferente: seu bairro já possui uma loja que venda cervejas especiais de baixo a médio custo? Ou quem sabe, aquela loja que trabalha com uma seleção de vinhos e harmonizações? 

Fornecedora de marmita

Esse é um negócio que pode ser altamente rentável, tendo em vista que você poderá conquistar facilmente uma clientela fixa para vender as marmitas no horário do almoço e começar a contar com renda fixa, consequentemente.

Estruturar um cardápio diferente por dia, adaptar a estrutura da sua cozinha para se adequar aos padrões da vigilância sanitária e começar a montar marmitas é um negócio menos complexo do que alugar um espaço, montar o espaço do buffet, contratar garçons, comprar mesas, cadeiras, estruturar banheiros e tudo que for necessário para abrir um restaurante, e ainda assim, trabalhar com alimentação.

Salão de beleza

Hoje, quando falamos de estética e beleza, estamos falando diretamente da autoestima das pessoas. Não há valor para aquilo que faz com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas. Trabalhar com esse segmento pode ser muito promissor mas muito arriscado, já que a linha entre um bom trabalho e o gosto de cada um, pode ser tênue.

Apesar de ser necessário um investimento relativamente alto para se abrir um bom salão de beleza e contratar toda a mão de obra para te ajudar, o retorno pode ser rápido e lhe garantir uma renda fixa com clientes fiéis.

Loja de cosméticos e perfumaria

Ainda dentro do segmento da estética, essa é uma opção um pouco mais viável dentro dessa área. Você pode trabalhar com uma variedade de produtos que atendam diferentes tipos de públicos e ainda assim possuir uma clientela fixa. 

Esse segmento lhe permite fidelizar clientes com aquele tonalizante que todo mundo sabe que é difícil de encontrar, mas você sempre tem, ou com aquele delineador que só se acha online por um preço salgado se somado o frete, mas você o dispõe num preço acessível. 

Distribuidora de botijão de gás

Todo mundo precisa de gás, seja para cozinhar ou para tomar banho, mas o fato é que uma hora ele acaba, e sempre no meio de uma situação que exige uma reposição quase imediata. 

Se no seu bairro não há uma empresa que entregue rapidamente, ou que possua uma atendimento de qualidade, fica aqui uma boa oportunidade de negócio.

 Bar

Quem nunca pensou em abrir um bar? Um bar oferece tantas possibilidades: temático, cultural, de final de semana, somente para eventos, com pratos únicos, com drinks únicos, uma infinidade de variações do mesmo segmento.

No entanto, essa opção é muitas vezes inviabilizada pela quantidade de burocracia necessária para fazer o negócio dar certo. Contrato com fornecedores, constante vistoria da vigilância sanitária e bombeiros, manutenção, folha de pagamentos, emergências, horário de funcionamento alternativo… 

O fato é que a possibilidade de fazer clientes fiéis e frequentadores usuais do bar, e a capacidade de customizar com praticamente qualquer tema, tornam a ideia altamente tentadora.

Ficou interessado em alguma delas? Se você não tem o recurso inicial para dar início a um negócio, saiba que é perfeitamente possível emprestar dinheiro para investir. Caso você tenha um imóvel próprio, também existe a possibilidade de usá-lo como garantia para obter crédito para investimento em franquias.

E não esquece: se ficar com dúvidas, é só comentar aí embaixo que a gente te ajuda. Compartilha aí, e conta com a Bcredi! Até a próxima!

Baixe o infográfico comparativo entre fintech e banco tradicional

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Visualizar todas as publicações

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *