3 tendências do mercado financeiro mundial para ficar de olho

tendencias-do-mercado-financeiro
Bcredi

23 de março de 2018

Atualizado em: 6 de setembro de 2019

Customização, integração e foco no core business prometem transformar ainda mais o ambiente de negócios das empresas de tecnologia no mercado financeiro.

Em janeiro deste ano, marcamos presença no Paris Fintech Forum, um dos maiores eventos sobre fintechs da Europa. Além de ouvir CEOs de diversas fintechs, grandes bancos e empresas de mercado de capitais de todo o mundo sobre as mais diferentes inovações, pudemos observar as principais tendências que vão transformar o mercado financeiro nos próximos anos. São conceitos que devem vigorar fortemente no mercado de agora em diante. Confira os principais destaques:

1. Customização e compartilhamento de dados

A forma como as pessoas consomem serviços financeiros está mudando, e tanto bancos quanto empresas terão que se adaptar. Agora, quem decide como quer realizar a contratação de seus diversos produtos financeiros são os próprios clientes e é aí que entra o conceito de customização. O consumidor dessa nova era digital poderá optar por ter conta corrente em um banco, cartão de crédito de outro, pegar empréstimo em uma fintech, e fazer um investimento em outra, e assim por diante, utilizando serviços das mais diferentes empresas de acordo com o que deseja.

A Europa foi pioneira na aprovação de um novo regulamento (PSD2) para os serviços de pagamento. Agora, os clientes dos bancos poderão contratar outros fornecedores para administrarem suas finanças, o que abre novas oportunidades para os clientes. Com essa mudança, os bancos europeus serão obrigados a fornecer as informações bancárias de seus clientes para terceiros. No Brasil, essa inovação do open banking ainda não acontece, principalmente porque os bancos ainda tentam proteger o atual oligopólio, dificultando essa divisão de dados e a integração de outras soluções financeiras na conta do consumidor.

2. Integração

Interligado a esse conceito de customização, vem a outra tendência para o mercado financeiro, que é a de integração. Com os clientes buscando cada vez mais serviços personalizados, as empresas também têm que se ajustar a esse novo cenário, e integrar é a palavra-chave para continuar acompanhando a velocidade com que o mercado está evoluindo.

Por isso, a questão do compartilhamento de dados bancários é muito importante, pois é essa inovação que vai continuar evoluindo o setor. Até porque, no fim das contas, esses dados não são dos bancos, e sim dos clientes, que podem fazer uso deles da forma que quiserem, escolhendo o melhor serviço para seu objetivo.

3. Foco no core business

Para maximizar o valor do serviço entregue ao cliente, as empresas terão que concentrar seus esforços no core business, ou seja, no coração do seu negócio, naquilo que é a essência da sua operação. Isso pressupõe integração com outros negócios para ganho de expertise e capilaridade em áreas que não são seu foco original. Com isso, as plataformas de serviços financeiros passarão a funcionar como um “LEGO”. Ou seja, os consumidores não vão mais apenas dizer “sou cliente de tal banco”, mas sim “eu utilizo um produto de determinado banco”.

Com essa movimentação constante do mercado, daqui para frente o diferencial das fintechs também se dará através do processo criativo. Isso porque, na era da inteligência artificial, qualquer processo repetitivo que possa ser aprendido por um robô, será substituído por um robô. Com isso, o capital humano intelectual de pessoas que pensam “fora da caixa” será cada vez mais fundamental.

Perspectivas

Diante de todo esse cenário, a conclusão que fica é que a coleta de dados para entender o comportamento e as necessidades do cliente ao longo de toda a cadeia é a grande inovação para os próximos anos. O mercado está se transformando e o avanço da tecnologia será o principal fator para, no final do dia, entregarmos a melhor experiência para o cliente.

Bcredi

A Bcredi é uma fintech que oferece Crédito com Garantia de Imóvel com uma das menores taxas do Brasil, de um jeito descomplicado. Nossos conteúdos te ajudam a entender melhor o universo financeiro e a fazer melhores escolhas com o seu dinheiro!

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *