3 dicas para se preparar melhor com as despesas do início do ano

Bcredi

6 de outubro de 2017

Para não passar o ano inteiro pagando as contas lááá do início, é melhor estar preparado!

IPTU, IPVA, DPVAT, IR na vida pessoal. CREA, COREN, CRP e respectivas entidades de classe na vida profissional. É tanta sopa de letra que dá até vontade de terminar em mais uma: ai-ai. Isso sem contar os débitos do Natal que vão caindo, matrícula, férias, material escolar, viagens, carnaval! Mesmo sabendo que o orçamento vai ficar apertado, a maioria das pessoas não têm o costume de se programar para estas despesas.

Mas, calma. A gente também descomplica isso pra você! Separamos algumas dicas para você não passar o ano inteiro atravessando o Deserto do Saara depois que o Carnaval passar =)

Para cada despesa anual, poupe um valor mensal

Calcule tudo o que você gastou neste ano com as despesas periódicas. Suponha que vai gastar pelo menos esta mesma quantidade novamente no próximo ano. Divida pela quantidade de meses que ainda resta e guarde esse dinheiro todo mês. Veja se é possível tornar esse processo automático através do seu banco ou instituição financeira.

Repense o parcelamento

O parcelamento das despesas é visto por muitos especialistas como algo ruim para o planejamento financeiro. Entretanto, se for feito após uma avaliação de despesas, não é algo que deve ser evitado. Caso você tenha dinheiro para pagar à vista, mas vai ficar zerado se o fizer, parcelar pode ser interessante. Já pensou se surge uma despesa imprevista e você precisa recorrer ao cheque especial? Lá se vai seu planejamento por água abaixo.

Avalie os gastos com critério

Avaliar os gastos e evitar compras desnecessárias nesta época do ano não ajuda só no início do ano, mas para sempre! Se você sabe que gasta R$ 800 com o material escolar do seu filho, por exemplo, também sabe que precisará economizar R$ 67 todo mês para não ter que “tirar dinheiro de não se sabe onde” para pagá-lo no início do ano. Quantas comprinhas inocentes do seu dia a dia consomem esse valor mensal? Pense nisso!

Baixe o modelo simplificado de planilha financeira pessoal.

Gostou das dicas? Então aproveite para acessar este que nós preparamos pra descomplicar sua vida financeira. Clique aqui e baixe um modelo simplificado de planilha de finanças pessoais.

Bcredi

Um jeito descomplicado de você acompanhar as novidades do nosso blog.

Comentários

2 respostas para “3 dicas para se preparar melhor com as despesas do início do ano”

  1. Valdenrique Borges da silva disse:

    Bom dia:
    Eu fiquei 6 meses parado o dinheiro quer eu tinha fiz um aplicação num negócio mais não deu certo ai complicou mais a minha situação.
    só que já estou com um ANO trabalhando eu e minha esposa nós estamos com uma renda de 5,600 mil reais mensal. mais não estou conseguindo pagar as contas. além disso o meu nome está com restrição oque vocês pode fazer por min nunca tinha passado por isso na minha vida isso é muito ruim. abraço

    • Bcredi disse:

      Olá, Valdenrique!

      Se você tem um imóvel próprio, você pode usá-lo como garantia para obter crédito com taxa de juros menor e mais prazo para pagamento. É uma ótima saída para quitar outras dívidas, com juros mais caros (como rotativo do cartão de crédito, cheque especial, entre outros). É possível contratar este crédito mesmo com a restrição, porém precisamos avaliar caso a caso. Para fazer sua simulação online gratuitamente, basta acessar este link.

      Além disso, é fundamental que você restabeleça o equilíbrio das suas finanças, ou encontrando uma forma de aumentar sua renda, ou cortando despesas. Nós produzimos um conteúdo aqui no blog que orienta como retomar o controle das finanças pessoais, dá uma olhada que pode te ajudar a entender melhor sua situação.

      Conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *