3 atitudes prioritárias para empreendedores em tempos de crise

Além de cortar despesas, valorizar o relacionamento com seus clientes e adaptar sua entrega às novas necessidades são alguns pontos fundamentais para que os pequenos empreendedores possam superar o período de crise.

Nessa segunda-feira (23), tivemos a primeira conversa ao vivo com especialistas, trazendo conteúdos especiais para ajudar empresários e pequenos donos de negócio a minimizarem as dificuldades financeiras em meio à crise. Nosso primeiro convidado foi Renato Mendes, co-fundador da Aceleradora Organica e autor do livro “Mude ou Morra”, com o tema “Como gerir sua empresa em tempos de crise?”

Confira a seguir as principais dicas que Renato apresentou durante a conversa:

Analise seu fluxo de caixa, seu fundo de reserva e faça cortes

Segundo Renato, o primeiro passo fundamental é olhar para o seu controle de caixa, quando entra e quanto sai da sua empresa. “Na situação atual, com portas fechando, você estará queimando dinheiro se durante algum tempo não tiver receita. É preciso olhar para o saldo em reserva e se perguntar quanto tempo essa reserva duraria”, afirma. Ainda segundo ele, a média de fundo de reserva para sobrevivência de um pequeno negócio no Brasil é de apenas 1 mês.

A palavra de ordem é sobreviver, ainda não é o momento de fazer planos para depois da crise. Olhar para o caixa e pensar em um plano de cortes. Rediscutir todos os investimentos, fornecedores e outras coisas que você pode olhar antes de cortar pessoal. Para ele, a possibilidade de redução em 50% do salário e da jornada de trabalho pode ser uma boa solução para evitar demissões. 

Tenha uma rotina e mantenha o contato com os seus clientes

Em momentos de crise é ainda mais necessário ter rotina e disciplina. Um dos conselhos de Renato é manter o contato com seus principais clientes. “Pela manhã, ligue para os seus clientes, pergunte honestamente como eles estão, como essa crise está impactando nos negócios deles, se interesse e demonstre que você se importa com os problemas deles”. 

Esse também é um momento de buscar as oportunidades ocultas. O “pensamento startup” tem como primeira premissa o foco no cliente, ele também está passando por problemas, todos estamos. Será que você não conseguiria fazer algo diferente no seu modelo de negócio ou no seu produto ou serviço para atender seu cliente com algo que ele precisa? Com essa proximidade é possível manter clientes e ainda continuar a ter alguma receita mesmo em tempos difíceis. 

Vá para o digital, pense em novas formas de vender

O pensamento startup também influencia muito a questão dos planejamentos, que devem ser curtos, para no máximo três meses, porque o importante é se adaptar a essas necessidades e crises que chegam de uma hora pra outra. A dica é fazer o planejamento da semana e rever na sexta-feira para continuar semana a semana.

Assim, pense em divulgar seus produtos de forma viral e espontânea, em grupos de amigos, conhecidos. Se você tem um restaurante, muitos já estão se adaptando ao sistema de entregas. Mantenha suas redes sociais atualizadas com seus produtos e serviços, descubra novas formas de se conectar com seus clientes e atender às necessidades deles, mesmo que seja à distância. 

E aí? Gostou das dicas do Renato Mendes? Se você não conseguiu acompanhar nossa conversa ao vivo ontem, confira nosso vídeo. Ah, conta pra gente aqui nos comentários como você está buscando superar esse momento de crise.

Não se esqueça! Hoje, terça-feira (24) tem mais uma conversa ao vivo no Instagram da Bcredi. Nosso convidado será João Tosin, CEO e co-founder da Celero, plataforma que simplifica a gestão financeira através da automação. Participe!

Bruna Bill

É formada em Jornalismo e está sempre atenta ao contexto econômico, refletindo sobre como essas questões impactam as finanças dos brasileiros. É apaixonada por pessoas e conta nossas histórias de sucesso, com relatos que vão muito além do empréstimo, mostrando como o Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi mudou a vida dos nossos clientes.

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